segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Vida Ou A Morte, A Bênção Ou A Maldição, O Bem ou O Mal


A Vida Ou A Morte, A Bênção Ou A Maldição, O Bem ou O Mal
Deut. 30:11-20.
Introdução:
A.      Há muito tempo, Deus propôs uma aliança ao seu povo, os judeus; isso aconteceu nos últimos dias de vida de Moisés.
B.      As palavras chaves desta aliança são:
1)     Vida e morte.
2)     Bem e mal.
3)     Bênção e maldição.
C.      A aliança apresentada aqui é a seguinte, Deus estava propondo ao povo:
1)     O bem ou o mal.
2)     A bênção ou a maldição.
3)     A vida ou a morte.
D.      Aqui está implícita a lei da semeadura: O povo é quem decidira se receberia:
1)     O bem ou o mal.
2)     A bênção ou a maldição.
3)     A vida ou a morte.
E.      Embora estas palavras tenham sido propostas há cerca de 1.500, elas não perderam a validade, afinal de contas:
1)     Deus não mudou.
2)     E a palavra de Deus não mudou.
F.      A pergunta que se faz aqui é a seguinte:
1)     O que o povo judeu precisaria fazer para receber?
1.      O bem e não o mal.
2.      A bênção e não a maldição.
3.      A vida e não a morte.
2)     E nós e nossas famílias, o que precisaremos fazer?
I. Examinando A Aliança Proposta Por Deus – Vs. 11-14:
A.      È baseada em preceitos divinos – Notem as palavras: “Mandamento” e “Ordeno” - V. 11 - Porque este mandamento que, hoje, te ordeno.
1)     O maior problema da humanidade é de rebeldia contra Deus e contra sua palavra.
2)     A humanidade se nega a cumprir os preceitos de Deus:
1.      No tempo de Moisés já era assim - Deuteronômio 31:27 - Porque conheço a tua rebeldia e a tua dura cerviz. Pois, se, vivendo eu, ainda hoje, convosco, sois rebeldes contra o SENHOR, quanto mais depois da minha morte?
2.     E sobre os dias de hoje, há uma profecia do Novo Testamento que diz assim – 2 Tim. 1-4 - Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,  traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus.
3.     Olhando o ser humano, de que ele mais gosta o que mais pratica? Tudo aquilo é contrário à vontade de Deus: A mentira, o adultério, a idolatria, a violência, a corrupção, o ódio, o materialismo...
B.     É baseada em preceitos que não são desconhecidos e nem difíceis de entender - V. 11b. - Não é demasiado difícil, nem está longe de ti. 
1)     Aquilo que Deus exige é mistério para nós? Deus nos deu os meios de sabermos se algo é certo ou errado:
1.      A consciência que nos acusa, quando erramos.
2.      A Bíblia Sagrada – “A régua” que define o que é certo ou errado ou torto ou aprumado.
3.      O Espírito Santo que foi enviado a este mundo – Sobre o Espírito Santo, Jesus disse - João 16:8 - Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 
2)     Além disso, Deus tem se revelado à humanidade de várias formas:
1.      Por sua maravilhosa criação – Salmo 19:1-4a. - Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.   
2.      Através de sua Santa Palavra – Jo. 5:39  - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.   
3.      E através do Filho, Jesus - João 14: 7-9 - Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
3)     Por isso, quando pecamos, não temos desculpas - Rom 1:20-22 - Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos.
C.      Ao mesmo tempo,  a aliança é baseada em princípios que não estão longe de nósVs. 12-14 – Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?  Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires.
1)     Os preceitos que devemos estão na Bíblia Sagrada.
2)     Quantas Bíblias temos aqui hoje à noite?
3)     Viram? Está aqui na Bíblia, bem pertinho de nós.
II. Observemos Agora Quais São Os Preceitos Práticas Desta Aliança - Vs. 16-
A.     Existem três preceitos gerais que precisamos seguir - V. 16a. - Se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos.
1)     Primeiro Preceito: Amar o Senhor DeusV. 16b. Que ames o SENHOR, teu Deus.
1.     Certa vez, um doutor da Lei perguntou a Jesus - Mateus 22:36 - Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? 
2.     Em vez de mencionar todos os mandamentos da Lei de Moisés, Jesus foi direto ao ponto – Mateus 22:37-38 - Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.
3.       Essas palavras significam que Deus exige o primeiro lugar e que Ele não divide a sua glória com ninguém - Isaías 42:8 - Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.   
2)     Segundo Preceito: Andar nos seus caminhosV. 16c. - Andes nos seus caminhos.
1.      Mas o que significa andar nos caminhos do Senhor?
2.      Andar nos caminhos do Senhor é viver e agir conforme a vontade de Deus revelada em seus mandamentos.
3)    Terceiro Preceito: Guardar os seus mandamentos, estatutos e juízosV. 16d. - E guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos.
1.      Eu quero dizer algo muitíssimo importante: Para se cumprir os preceitos propostos por Deus, é indispensável crê em Jesus Cristo como o Senhor e o Salvador das nossas vidas.
2.      Existem muitas razões por que isso é verdade – Citarei apenas algumas:
a)     É um decreto divino, Deus ordena – João 14:1 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 
b)     Sem Jesus, ninguém poderá ser abençoado e feliz – João 6:35  -  Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. 
c)      É por Jesus que somos transformados e capacitados a obedecer a Deus - João 8:36 - Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. 
d)     Sem Jesus, não há qualquer possibilidade de Salvação - João 3:36 - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. 
B.      Em suma: É necessário ser um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo e um verdadeiro servo de Deus.
III. As Duas Recompensas Propostas Pela Aliança Divina:
A.     É importante frisar que existem apenas dois tipos de recompensas:
1)     A vida e o bem ou a morte e o malV. 15 - Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal.
2)     A vida ou a morte, a bênção ou a maldição – V. 19 - Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.
B.      Nós é que decidiremos que recompensa receberemos:
1)     Pela desobediência – Vs. 17-18 - Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres.
2)     Pela obediência – Vs. 16, 20 - 16 Se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. 20  amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
Conclusão:
A.      É necessário dizer que estas palavras foram ditas, inicialmente, a um povo em particular: O povo judeu.
B.      Mas de fato, tais palavras têm alcance e validade para os dias atuais e aplicação para:
1)     O nosso país.
2)     A nossa cidade.
3)     A nossa igreja.
4)     Para nossas famílias
5)     Para nós e para nossos filhos.
C.      Ainda hoje Deus está dizendo - V. 19 - Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.
Pr. Hiramar Paiva, segunda-feira, 14 de maio de 2012 – (Sermão pregado no dia das mães, no Culto da Família – Igreja Batista Emanuel, Frutuoso Gomes-RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS