terça-feira, 20 de março de 2012

Pontos Salientes Do Caráter e Do Ministério de João Batista

Pontos Salientes Do Caráter e Do Ministério de João Batista

Mateus 3:1-12
 Introdução:
A.      Hoje eu quero falar sobre um dos maiores e mais importantes homens da história bíblica: João Batista.
B.      João Batista é um grande exemplo, tanto de crente como de pregador do evangelho.
C.      Portanto, vale a pena investigar a vida desse grande servo de Deus.
I. Quem Era João Batista?
A.      Era um judeu de família sacerdotal.
B.      Era filho do sacerdote Zacarias e Isabel.
C.      Era primo de Jesus.
D.     Fruto de um grande milagre de Deus – Sua mãe era estéril, e quando ele  nasceu, seus pais já estavam em idade bastante avançada.
II. Marcas do Caráter de João Batista – Quero destacar duas marcas:
A.      Primeira marca: A humildade – João Batista era um homem extremamente humilde – A sua humildade pode ser demonstrada de várias maneiras:
1)      Por seu estilo de vida: Maneira de se vestir e de se alimentar - Mateus 3:4 - Usava João vestes de pêlos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre. 
1.      Sinceramente, eu acho que esse homem seria impedido de pregar na maioria das igrejas de hoje, quando se valoriza mais a aparência do pregador do que o seu caráter.
2.      Há muitas igrejas, nas quais o uso da gravata e do paletó é condição indispensável para que um pregador suba ao púlpito.
2)      Pelo local onde exerceu o seu ministério: No deserto - Mateus 3:1 - Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia
1.      Infelizmente, muitos pregadores consideram o púlpito um palco onde se deve demonstrar seus grandes talentos.
2.      Acho que tais homens jamais aceitariam pregar num deserto. 
3)      Na maneira como se apresentou:
1.      É importante dizer que quando Jesus começou o seu ministério terrestre, João Batista já era um conhecido e renomado pregador - Mateus 3:5 - Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão.
2.      Então as pessoas quiseram saber quem ele era - João 1:19 - Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu? 
3.      Chegaram a pensar que ele era o próprio Messias - João 1:20 - Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. 
4.      Ele foi confundido com Elias, um dos grandes profetas do Velho Testamento - João 1:21 - Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não. 
5.      Mas os judeus insistiram em saber quem ele era – João disse que era simplesmente “A voz que clamava no deserto” – João 1:22-23a. - Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo? Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto:
4)      Por sua postura em relação a Jesus Cristo:  
1.      João 3:30 - Convém que ele cresça e que eu diminua. 
2.      Marcos 1:7 - E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias. 
B.      Segunda marca: A Ousadia – João Batista era um homem muito corajoso:
1)      Nós podemos pensar que humildade é sinônimo de covardia, mas de fato, humildade nada tem a ver com covardia.
2)      Notemos como João Batista foi ousado e corajoso:
1.      Ousado em palavras – Notem como ele confrontou a hipocrisia dos religiosos do seu tempo – Mateus 3:7-9 - Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.
2.      Ousado na atitude de apontar o pecado de Herodes que havia se casado com a mulher de irmão dele - Marcos 6:17-18 - Porque o mesmo Herodes, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe (porquanto Herodes se casara com ela), mandara prender a João e atá-lo no cárcere.  Pois João lhe dizia: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.
III. A Missão de João Batista:
A.      João foi enviado por Deus para anunciar a chegada de Jesus, o Messias prometido do Velho Testamento – João Batista foi o precursor de Jesus Cristo.
B.      A sua missão foi predita pelo profeta IsaíasMateus 3:3 - Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 
Ø  Isaías 40:3 - Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. 
C.      E foi confirmada pelo anjo do Senhor, que anunciou o seu nascimento a Zacarias, seu pai – Lucas 1:15-17 - Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
IV. O Caráter da Pregação de João Batista:
A.      Pregação divina – João Batista não tinha uma mensagem própria - Ele reconheceu que era tão somente, uma voz, através da qual Deus falava:
1)      Mateus 3:3 - Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 
2)      João 1:23  - Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. 
B.      Pregação que apontava o pecado e a maldade do coração humano - Mateus 3:7 - Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? 
C.      Pregação que focava a necessidade do verdadeiro arrependimento e da verdadeira conversão:
1)      Mateus 3:1-2 - Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
2)       Mateus 3:8 - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento.
D.     Pregação que anunciava a realidade do juízo finalVs. 10-11 - Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Eu vos batizo com {com; ou em} água, para {para; ou à vista de} arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com {com; ou em} o Espírito Santo e com {com; ou em} fogo.
E.      Pregação que anunciava a separação dos homens: Os crentes irão para o céu e os descrentes irão para o inferno - V. 12:
1)     Para os crentes, a salvação eterna, o céuV. 12a.  - A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro.
2)     Para os descrentes, a condenação eterna, o infernoV. 12b. - Mas queimará a palha em fogo inextinguível.
F.       Pregação cristocêntrica e salvívica – O seu foco era a pessoa de Jesus, o seu fim era anunciar a salvação divina - João 1:29 - No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 
Conclusão:
A.     Do ponto de vista humano, o desfecho da história de João Batista foi muito triste – Ele  foi decaptado, por ordem de Herodes – Marcos 6: 27-28 -  E, enviando logo o executor, mandou que lhe trouxessem a cabeça de João. Ele foi, e o decapitou no cárcere, e, trazendo a cabeça num prato, a entregou à jovem, e esta, por sua vez, a sua mãe.
B.      Contudo, não é prudente julgar a história de um homem do ponto de vista humano, mas sim divino:
1)      João Batista foi honrado por Deus, ter sido escolhido para ser o precursor do Salvador do mundo.
2)      João Batista foi honrado por Jesus Cristo, que disse dele – Mateus 11:11a. -  Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista. 
3)      João Batista foi salvo, ele está na glória celestial.
C.      João Batista é um exemplo para todos nós:
1)      Exemplo de servo fiel – Ele jamais se deixou influenciar pelo pensamento mundano, mas manteve-se fiel até o fim.
2)      Exemplo de pregador fiel – Os pregadores precisam resgatar a maneira digna fiel e corajosa, como João pregava.
Pr. Hiramar Paiva – Sermão pregado na noite do dia 18 de março de 2012 – Templo da Igreja Batista Emanuel/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS