sábado, 11 de fevereiro de 2012

Será que o Cristianismo é machista e concede às mulheres uma posição de desonra?


Será que o Cristianismo é machista e concede às mulheres uma posição de desonra?
Introdução:

A.      Ao longo dos séculos, o cristianismo tem sido acusado de dá às mulheres uma posição de desonra e de demérito, a tal ponto que, muitos acusam a religião que Jesus fundou de ser preconceituosa e machista.
B.      Para falar com sinceridade, os que defendem essa ideia estão um tanto desinformados, quanto à maneira como o Cristianismo trata as mulheres.
C.      De fato, nenhuma religião concede às mulheres posição tão honrosa e privilegiada como o cristianismo.
D.     Um exame mais acurado sobre esse assunto mostra que Deus, Jesus, a Bíblia Sagrada e consequentemente, o cristianismo dão às mulheres o lugar especial que elas merecem.
E.      Evidentemente, uso aqui, o termo cristianismo no seu sentido mais correto e apropriado – Que é a religião fundamentada no exemplo, princípios, ensinamentos e obra de Jesus Cristo.
F.       Claro também que, entre os que se denominam cristãos, existem milhares, e, talvez milhões que têm uma posição errônea e até, preconceituosa quantos ao sexo feminino, mas o cristianismo verdadeiro, não deve ser culpado pela postura de tais pessoas.
G.     Também é necessário dizer que muitas mulheres têm recebido “rótulos” por culpa de sua própria conduta imoral e pecaminosa, o que claro, também tem acontecido com os homens.
Trans: Para efeito de comparação, quero apresentar aqui a postura de certos grupos e pessoas em relação à mulher:

A.     A maneira com as mulheres são tratadas nos países mulçumanos, principalmente, naqueles onde predomina o fundamentalismo islâmico:

-É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras, etc;
-É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um “nmahram” (pai, irmão ou marido);
-É proibido falar com vendedores homens;
-É proibido ser tratada por médicos homens, mesmo que em risco de vida;
-É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional;
-É obrigatório o uso do véu completo (“burca”) que cobre a mulher dos pés à cabeça;
-É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não usarem as roupas adequadas (“burca”) ou que desobedeçam a uma ordem talibã;
-É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com os calcanhares cobertos;
-É permitido atirar pedras publicamente em mulheres que tenham tido sexo fora do casamento, ou que sejam suspeitas de tal;
-É proibido qualquer tipo de maquilhagem (foram cortados os dedos a muitas mulheres por pintarem as unhas);
-É proibido falar ou apertar as mãos de estranhos;
-É proibido à mulher rir alto (nenhum estranho pode sequer ouvir a voz da mulher);
-É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam, já que nenhum homem pode ouvir os passos de uma mulher;
-A mulher não pode usar táxi sem a companhia do marido, pai ou irmão;

-É proibida a presença de mulheres em rádios, televisão ou qualquer outro meio de comunicação;
-É proibido andar de bicicleta ou motocicleta, mesmo com seus “maharams”;
-É proibido o uso de roupas que sejam coloridas, ou seja, “que tenham cores sexualmente atraentes”;
-Os transportes públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres, pois os dois não podem viajar no mesmo;
-É proibida a participação de mulheres em festividades;
-É proibido o uso de calças compridas mesmo debaixo do véu;
-As mulheres estão proibidas de lavar roupas nos rios ou locais públicos;
-As mulheres não se podem deixar fotografar ou filmar;
-Todos os lugares com a palavra “mulher” devem substitui-la, por exemplo: O Jardim da Mulher deve passar a chamar Jardim da Primavera;
-Fotografias de mulheres não podem ser impressas em jornais, livros ou revistas ou penduradas em casas e lojas;
-As mulheres são proibidas de aparecer nas varandas das suas casas;
-O testemunho de uma mulher vale metade do testemunho masculino;
-Todas as janelas devem ser pintadas de modo a que as mulheres não sejam vistas dentro de casa por quem estiver fora;
-É proibido às mulheres cantar;
-Os alfaiates são proibidos de costurar roupas para mulheres;
-É completamente proibido assistir a filmes, televisão, ou vídeo;
-As mulheres são proibidas de usar as casas de banho públicas (apesar da maioria não ter casa de banho em casa).

II. Alguns outros exemplos de como as mulheres são consideradas e tratadas:

1)      Hinduísmo diz : “Não existe criatura mais pecadora do que a mulher. A mulher é o fogo ardente. Ela é o gume afiado da navalha".
2)      Budismo: Diz - "As mulheres são ciladas que o demônio inventou para os homens, a mais perigosa de todas as paixões que cegam a mente do mundo".
3)      Na cultura religiosa chinesa – “As mulheres eram chamadas de “águas de desgraça”.
4)      Os Gregos - Olhavam para a mulher como uma criatura sub-humana, inferior ao homem.
5)      O filósofo Grego Sócrates disse: “A Mulher é a grande fonte do caos e da ruptura no mundo”.
6)      Os judaizantes diziam: “É melhor queimar a Torá (o conjunto dos cinco livros de Moisés), do que dá-lo para uma mulher ler”.
7)      No Islâmismo – As mulheres têm direito a apenas 25% de um marido, pois se tiver boas condições financeiras, o homem pode ter até quatro esposas.
8)      Opinião de duas grandes figuras do Catolicismo romano:
1.      S. Gregório Taumaturgo: “Pode-se encontrar um homem casto entre mil, mas nunca entre as mulheres.”
2.      S. Gregório de Nazianzum: ”A ferocidade é característica do dragão e a astúcia da áspide, mas a mulher tem a malícia de ambos.”
III. Agora notemos como as mulheres recebem, dentro do judaísmo e do cristianismo, verdadeiramente bíblicos, posição tão especial e honrosa:
1)   Deus criou a mulher, pois sabia que sem ela, o homem não seria feliz - Gênesis 2:18 - Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 
2)   Sara, a esposa de Abraão,  é citada dentre os que servem de exemplo para toda a humanidade - Hebreus 11:11 - Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. 
3)   Raabe e Rute  que nem judias eram, fazem parte da ascendência de Jesus Cristo e são citadas na genealogia do Salvador - Mateus 1:5 - Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé.
4)   Jesus evangelizou a mulher Samaritana e tratou-a com amor e dignidade, embora tivesse ela uma vida totalmente imoral - João 4:9 - Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? 
5)   Jesus perdoou a mulher adúltera e mostrou que é totalmente contra machismo, claro, ordenando que ela não adulterasse mais – João 8: 7-11 - Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.
6)   Jesus honrou todas as mulheres, pois após a ressurreição, apareceu, primeiramente, para uma mulher: Maria Madalena – João 20:11-18 - Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo, e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés. Então, eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.
7)   Esta mesma mulher, Maria Madalena, teve a honra de ser a primeira pessoa a anunciar a ressurreição do Salvador  - João 20:18  - Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas. 
8)     O apóstolo Paulo destaca figuras femininas que foram destaque no seu ministério - Romanos 16:12 - Saudai Trifena e Trifosa, as quais trabalhavam no Senhor. Saudai a estimada Pérside, que também muito trabalhou no Senhor. 
9)   A Bíblia Sagrada proíbe o homem de ter mais de uma esposa – Gênesis 2:24 - Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 
10)               A Bíblia Sagrada proíbe que o homem repudie a esposa, salvo se ela for infiel a ele - Mateus 5:32 - Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério. 
11)               As mulheres virtuosas são comparadas a joias preciosas – Provérbios 31:10 - Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. 
12)               É dito que uma boa esposa é uma dádiva de Deus – Provérbios 19:14 - A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do SENHOR, a esposa prudente. 
13)               Às mulheres é legado a capacidade de poder edificar o seu lar - Provérbios 14:1 - A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba. 
14)               Através da instrumentalidade de uma mulher, o Salvador veio ao mundo – Lucas 1:30-31 - Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.
15)               A Bíblia Sagrada ordena que as mulheres sejam tratadas com amor e dignidade:
1.      Elas devem ser amadas – Paulo repete isso três vezes em Efésios 5:
a)      Efésios 5:25 - Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.
b)      Efésios 5:28 - Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. 
c)      Efésios 5:33 - Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido. 
2.      Elas devem ser tratadas com respeito e dignidade - 1 Pedro 3:7 - Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.   
Conclusão:
A.      Deus ama as mulheres na mesma intensidade que ama os homens.
B.      Assim como Deus deseja salvar e abençoar os homens, Deus deseja salvar e abençoar as mulheres.
C.   Para ambos, mulheres e homens, aplica-se a lei da semeadura – Gálatas 6:7-9 - Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.

 Pr. Hiramar Paiva, sábado, 11 de fevereiro de 2012.

4 comentários:

  1. Você esqueceu de expor a fala de Martim Lutero:"Os homens têm tórax grande e largo, quadris estreitos e mais entendimento que as mulheres, que têm tórax pequeno e estreito e quadris largos. Isto significa que elas devem ficar em casa, sentar-se quietas, cuidar do lar, gerar e criar crianças"

    "Do mesmo modo, devemos nos submeter à autoridade do príncipe. Se ele abusa ou faz mal uso dela, não devemos odiá-lo, buscar vingança ou punição. A obediência é devida em nome de Deus, pois a autoridade é o representante de Deus. Por mais que eles tributem e exijam, devemos obedecer e suportar com paciência" (Martinho Lutero, sermão "Tributo a César")

    "As palavras e atos de Deus são bem claros: as mulheres foram feitas para ser esposas ou prostitutas" (Martinho Lutero, "Works 12.94")

    "O pecado não pode nos separar de Cristo, mesmo que cometamos adultério cem vezes por dia e outros tantos assassinatos" (Martinho Lutero, carta a Melanchton, 01/agosto/1521)

    "Não há maior defeito numa mulher que o desejar ser inteligente".

    ResponderExcluir
  2. Prezada Lindalva Cordeiro, boa noite!
    Quero lhe agradecer por acessar o meu blog e postar o seu comentário.
    As palavras de Martinho Lutero reproduzidas por você aqui mostram que somente o amor de Deus é sincero e inclusivo. Apesar de ter sido um grande teólogo, há muitas ideias de Martinho Lutero com as quais eu não concordo. De fato, somente a Palavra de Deus é infalível e inerrante. Felizmente, o verdadeiro cristianismo está alicerçado na pessoa de Cristo e não na de Lutero.
    Em Cristo, Pr. Hiramar.

    ResponderExcluir
  3. A Bíblia não é machista?

    Ex 13:2, Ex 13:12-15
    Deus diz que os primogênitos de todos homens e animais pertencem a ele, já as mulheres...

    . Ex 23:17, Ex 34:23
    Três vezes por ano Deus quer ver todos os homens, obs, Homens!

    Lv 1:3, Lv 1:10
    Só machos puros serão mortos e oferecidos a Deus.

    Lv12: 2-5
    Uma mulher q conceber um homem será imunda uma semana, se conceber uma mulher será imunda duas semanas, Por que?

    Lv 21:7
    Prostitutas e mulheres divorciadas não podem se casar, porque elas contaminariam o homem.

    Lv 21:9
    "Quando a filha de um sacerdote se prostituir; com fogo será queimada."

    Dt:22:21
    Se a moça casar e não for confirmado q n é virgem será apedrejada pelos santos homens da cidade!


    - Números 5:20-27
    ''Se a mulher trair o seu marido, ela será feita em objeto de maldição pelo Senhor, sua coxa irá descair e seu ventre inchará mas se o homem trair n acontece nada!


    NO NOVO TESTAMENTO:

    [Mc 13:17]
    No últimos dias ai das mulheres grávidas.

    [Lc 2:23]
    Machos pertencem a Deus, mas as fêmeas ninguém sabe...

    [Lc 18:29-30]
    Jesus incentiva homens a abandonarem sua esposa e filhos por ele e ele lhe recompensará.

    [Jo 2:4]
    Jesus fala rudemente com sua mãe, dizendo: "Mulher, que tenho eu contigo?" Pode isso¿


    [I Co 14:34-35]
    Paulo ordena mulheres a calarem a boca na igreja e serem obedientes aos homens e que "se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja.


    I Tm 5:5-6
    Uma viúva, que na época era mendiga tinha q perseverar em oração dia e noite e se fizessem sexo seriam mortas, e com os viúvos não acontecia nada!

    I Tm 2:14
    A mulher é burra pq foi enganada pela serpente e Adão não foi.


    ResponderExcluir
  4. Fora q o caaara dos evangélicoas é esse aqui!

    “No casamento, cada pessoa deve realizar a função que lhe compete. O homem deve ganhar dinheiro, a mulher deve economizar.”
    Martinho Lutero

    “Não há maior defeito numa mulher que o desejar ser inteligente.”

    "Os homens têm tórax grande e largo, quadris estreitos e mais entendimento que as mulheres, que têm tórax pequeno e estreito e quadris largos. Isto significa que elas devem ficar em casa, sentar-se quietas, cuidar do lar, gerar e criar crianças"

    "As palavras e atos de Deus são bem claros: as mulheres foram feitas para ser esposas ou prostitutas"
    Martinho Lutero

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS