sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Em Jesus você pode descansar – Ele é o bom Pastor.


Está escrito na Bíblia Sagrada, mais precisamente no evangelho de João 10:11, que Jesus Cristo é o bom pastor: Eu sou o bom pastor: O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Notem que essas palavras foram pronunciadas pelo próprio Jesus. Um pouco mais adiante, no mesmo capitulo 10:14, Jesus ratifica a sua condição de bom pastor: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. De todos os títulos que Jesus usou, este é certamente, um dos mais significativos para os judeus, pois eles tinham uma experiência milenar, no trato com ovelhas, portanto, podiam entender com maior profundidade o significado de tais palavras. De fato, na história dos judeus houve figuras importantíssimas que foram criadores ou pastores de ovelhas, como por exemplo, os três patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó; Moisés, o grande líder Moisés, o grande líder dos hebreus, durante um terço de sua vida, ou seja, quarenta anos, cuidou incansavelmente, das ovelhas de Jetro, seu sogro. Podemos citar também, àquele, que provavelmente, foi o personagem mais querido da história judaica, Davi, o filho de Jessé; antes de se tornar o grande líder do seu povo, Davi cuidou com dedicação e esmero das ovelhas de seu pai, Jessé, chegando inclusive a escrever um salmo, baseado na relação pastor/ ovelha – É o Salmo 23, no qual, ele declara, de maneira bela e majestosa: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. (Salmos 23:1). Contudo, ao se declarar O bom pastor, Jesus não estava se referindo apenas ao povo judeu; a sua missão de pastor supremo e eterno ultrapassa os limites da descendência de Abraão e inclui também nós, os gentios.
Ao se autodenominar o bom pastor, Jesus Cristo estava evocando a figura serena, porém firme, daquele que cuida do seu rebanho. A palavra pastor transmite ternura, carinho, segurança, cuidado, e, sobretudo, amor. Portanto, espera-se que o pastor, seja alguém zeloso, dedicado, e sempre pronto a defender as suas ovelhas de quaisquer perigos. No caso de Jesus Cristo, essas verdades são ainda mais salientes, pois Ele promete algo que, certamente, nem o mais dedicado e eficiente dos pastores, poderia fazer. Ele promete abrir a porta do aprisco celestial para as suas ovelhas. Ele promete que cada uma das suas ovelhas ouvirá a sua voz. Ele promete chamá-las pelo nome, não importando o seu número ou que estejam espalhadas pelos quatro cantos da terra. Ele promete que irá adiante delas, e que as guiará sempre por caminhos retos e seguros. Ele promete que as suas ovelhas ouvirão a sua voz e logo a reconhecerão, pois a sua relação com elas é de profunda intimidade.
É certo que na história de Israel houve pastores relapsos e negligentes, mas este não é o caso de Jesus Cristo. Ele mesmo disse: Eu sou o bom pastor: o bom pastor, o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas (João 10:11). Esta é sem dúvida nenhuma, a credencial maior do Filho de Deus, como o bom pastor, pois prova que o seu amor não teme limites. Verdadeiramente, o amor de Jesus não pode ser medido, pois Ele realmente deu a sua vida pelas suas ovelhas e Ele a deu de maneira voluntária e desprendida; e depois que a deu, Ele a reouve, isto é, Ele ressuscitou.
Hoje o bom pastor está pessoalmente, no céu, assentado à direta de Deus, mas também está espiritualmente, na vida e no coração das suas ovelhas, confortando-as e protegendo-as, até o dia final. Ao mesmo tempo, Ele cumpre uma importante missão na vida das ovelhas que ainda estão dispersas: Conduzi-las ao aprisco. O próprio Jesus declarou: Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor (João 10:16). De igual modo, Jesus como o bom pastor, garante a todas as suas ovelhas salvação e proteção eternas e bem seguras na mão do Pai. Essa garantia e proteção são tão grandes e reais, que Jesus as anunciou assim: Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar (João 10:28-29).
Em Jesus você descansar.
Pr. Hiramar Paiva, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS