quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A Obrigação De Todo Homem É Temer A Deus E Lhe Obedecer



A Obrigação De Todo Homem É Temer A Deus E Lhe Obedecer
Ec. 12:13-14.
Introdução:
A.   Será possível resumir todo o ensinamento das Santas Escrituras em uma só frase ou sentença?
B.   Eu sempre fico imaginando o que passa na mente das pessoas que não têm compromisso com nenhuma religião, mas querem ter um compromisso com Deus.
C.   Eu imagino que tais pessoas devem se perguntar:
1)    Onde está a verdade?
2)    Como eu posso agradar a Deus?
3)    Dentre tantas denominações, religiões, “igrejas”, pregadores e líderes religiões; cada um deles pregando de uma maneira diferente – Quem de fato, está falando a verdade?
4)    É possível resumir em poucas palavras, tudo aquilo que Deus espera de nós?
D.   Estas são perguntas pertinentes, que de fato, toda a humanidade deveria fazer.
E.  Salomão conseguiu esse feito – Ele conseguiu resumir em uma só declaração tudo aquilo que Deus espera de nós – Ouçam – Ec. 12:13a. - De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos.
F.    Ele ainda mostrou as duas razões por que devemos temer a Deus e guardar os seus mandamentos:
1)    Porque isso é o dever de todo homem - Vs. 13b - Porque isto é o dever de todo homem.
2)    E porque todos darão contas a DeusV. 14 - Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.
Trans: Consideremos agora estes dois ensinamentos...
I. O Resumo De Todo O Conhecimento Espiritual É Temer A Deus E Lhe Obedecer – V. 13a. - De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos.
A.   A Bíblia Sagrada é assim composta:
1)    Dois Testamentos.
2)    66 Livros.
3)    1.189 Capítulos.
4)    E 31.102 Versículos.
B.   São centenas de princípios, de mandamentos, de exortações e de doutrinas; mas Salomão diz ser possível reunir tudo isso em dois únicos pontos:
1)    Temer ao Senhor.
2)    E guardar os seus mandamentos.
C.   Bem, para os que dizem que a Bíblia Sagrada é complicada demais, isso é um grande alento, contudo é necessário entender o que significa:
1)    Temer ao Senhor.
2)    E guardar os seus mandamentos.
D.   O que significa temer ao Senhor, o que é temor?
1)    A expressão: “temer a Deus” é muito ouvida, principalmente, nas igrejas.
2)    Pastores e professores de Escola Dominical estão sempre fazendo referência a essa palavra.
3)    Mas infelizmente, muitos não conseguem compreender verdadeiramente o seu significado.
4)    O que significa a palavra temor?
1.    Na definição de temor no dicionário Aurélio: Ato ou efeito de temer, medo, susto, sentimento de reverência ou respeito.
a)    Mas temer a Deus não é ter medo d’Ele.
b)  Então, essa definição não nos satisfaz.
2.  No sentido bíblico, significa:
a)  Temer a Deus é reverenciar a autoridade de Deus.
b)  Obedecer a mandamentos e evitar toda sorte e forma do mal.
3.  Temer a Deus se baseia no reconhecimento que Ele é santo e que pelo seu caráter reto e justo, castiga todo aquele que não se submete à sua vontade - Salmos 76:7-9 - Tu, sim, tu és terrível ; se te iras, quem pode subsistir a tua vista? Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo: tremeu a terra e se aquietou, ao levantar-se Deus para julgar, e salvar todos os humildes da terra.
4.    Temer ao Senhor é considerá-lo com santo temor e reverência; honrá-lo como Deus, por causa da sua excelsa glória, santidade, majestade e poderFilipenses 2:12 - Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.
5.  O salmista em sua reflexão a respeito do criador declara explicitamente – Salmos. 33:8-9 - Tema ao SENHOR toda a terra, temam-no todos os habitantes do mundo. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.
5)    O temor a Deus produz muitos benefícios:
1.  Concede sabedoriaProvérbios 9:10  - O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
2.  Afasta-nos do malProvérbios 19:23 - O temor do SENHOR conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará.
3.  Leva-nos a adorá-lo - Salmos 5:7 - porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor.
E.  A segunda obrigação que temos é a de guardar os seus mandamentosV. 13a. - De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos.
1)    O que significa guardar os mandamentos do Senhor?
1.    Significa obedecer a sua Palavra.
2.    Significa seguir os seus mandamentos.
3.    Significa fazer aquilo que Deus ordena através da sua Palavra.
2)    Alguns aspectos importantes da obediência a Deus:
1.    É uma fonte segura de bênçãos:
a)  Deuterenômio 30:15-16 - Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres.
b)  Deuterenômio 10:12-13 - Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?
2.  A obediência a Deus consiste em obedecer a sua palavra, a Bíblia SagradaV. 13a. - De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos.
3.  O ponto alto da obediência a Deus é aceitação do seu plano de salvação através de Jesus Cristo - João 8:24 - Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.
Trans: Salomão apresenta...
II. Duas Sérias Razões Por que Devemos Temer E Obedecer A Deus – Vs. 13b.-14:
A.   Em primeiro lugar – Porque é a obrigação de todos nós – Vs. 13b. - Porque isto é o dever de todo homem.
1)    Notem bem – Ninguém escapa da obrigação de temer ao Senhor e de lhe obedecer.
2)    Esta é uma obrigação geral e universal.
3)    Muitos dizem que não querem ser crentes, por causa da obrigação que terão de servir e obedecer a Deus.
4)    Tais pessoas não entendem que Deus exige a mesma coisa de todos nós – Não importa a nossa posição religiosa:
1.    Evangélico.
2.    Católico.
3.    Espírita.
4.    Budista
5.    Mulçumano.
6.    Ou até, ateu.
5)  Para todos está decretado - Teme a Deus e guarda os seus mandamentos.
B.  Em segundo lugar – Por causa da realidade do julgamento finalV. 14 - Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.
1)  Todos serão submetidos ao mesmo julgamento – Atos 17:31 - Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
2)    Até os nossos atos mais secretos serão reveladosHebreus 4:13 - E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
3)    Tudo o que tivermos feito será revelado naquele dia: As coisas boas e as coisas ruins -  V. 14 - Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.
4)    Para Deus isso não será nenhuma dificuldade, pois Ele é onipresente e onisciente.
Conclusão:
A.   A partir do momento que o homem pecou, este se destinou a ser um escravo; ou do diabo para a sua condenação ou de Deus para a sua salvação.
B.   A decisão sábia é, portanto, aceitar a pessoa de Jesus Cristo como o nosso Senhor e Salvador, e assim, viver temendo e obedecendo ao Grande Deus.
C. Aos que acham que não sendo crentes estarão livres dessa obrigação, ficam as palavra de Pedro - 1 Pedro 4:18  - E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?
Pr. Hiramar Paiva.

6 comentários:

  1. Maravilhoso, tudo o que eu precisava. Graças.

    ResponderExcluir
  2. louvado seja ono me do Senhor Deus porque ele é bom por que o seu amor dura para sempre. que palavra maravilhosa isso é sabedoria

    ResponderExcluir
  3. Vivificante... Um grande fortalecimento Espiritual... "Graças Senhor, Muitas Graças Senhor JESUS".
    ...Ec. 12:13a. - De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos.
    ...1 Pedro 4:18 - E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?

    ResponderExcluir
  4. muito bom! muito bom! muito claro! A palavra de Deus é realmente viva! louvado seja Deus! Que o Senhor continue abençoando a vida deste escritor, lhe revelando sempre a sua palavra.

    ResponderExcluir
  5. QUÊ SEU NOME SEJA LOUVADO Ó DEUS TODO PODEROSO CRIADOR DOS CÉUS Ê DA TERRA "REI DOS REIS SENHOR DE TODAS AS COISAS "

    ResponderExcluir
  6. SUA PALAVRA É A LUZ NÁ ESCURIDÃO Ê À CURA PARA TODO HÁ AQUELE QUÊ NELA CONFIA Ê MEDITA O TEMPO TODO NA LEITURA Ê NA ORAÇÃO. "DEUS LONGANIMO Ê MAGNÂNIMO "

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS