segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um retrato da sociedade moderna

Salmo 14
Introdução:
A.   O salmo 14 foi escrito pelo rei Davi, que viveu por volta do ano mil, antes de Cristo.
B.   Este salmo faz uma descrição da sociedade humana e mostra um retrato da sua situação espiritual, revelando-a:
1)     Mergulhada na iniquidade.
2)     Sendo observada por deus.
3)     Na iminência de receber a paga pelos seus atos.
4)     E com uma grande e urgência necessidade de salvação.
C.  Apesar de ter sido escrito há cerca de três mil anos, este retrato que se refere primeiramente, ao povo de Israel, aplica-se muito bem aos dias de hoje e à sociedade moderna.
D.  Portanto, hoje eu quero apresenta um retrato da sociedade moderna.
E.   Uma curiosidade sobre a importância deste salmo: Ele foi escrito de novo, anos mais tarde e reaparece como o salmo 53, com pequenas modificações.
Trans: Em primeiro lugar, esse retrato mostra...
I. Uma sociedade mergulhada na iniquidade -  V. 1 - Diz o insensato no seu coração: não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.
Trans: Podemos perceber nesse primeiro versículo três evidências desta atitude iníqua:
A.   A primeira evidência: a incredulidade - a nossa sociedade nega a própria existência de Deusv. 1a. - diz o insensato no seu coração: não há Deus.
1)     A palavra insensato significa:
1.      Louco.
2.      Néscio.
3.      Tolo.
2)     Evidentemente, negar a existência de Deus é o maior ato de loucura que alguém pode cometer.
3)     Afinal de contas, a existência de Deus é provada e comprovada de muitas maneiras. Por exemplo:
1.   Pela natureza - obra do poder e da criatividade de Deus – salmo 19: 1-4a. - os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.  Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.
2.   Pela palavra de Deus – que afirma logo no seu primeiro livro, primeiro capítulo e primeiro versículo - gênesis 1:1 - no princípio, criou Deus os céus e a terra.
3.   E principalmente, pelo filho Jesus Cristo – a mais perfeita e completa revelação de Deus - João 1:18 - ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do pai, é quem o revelou.
4)   Apesar de todas essas evidências incontestáveis da existência de Deus, na sua loucura, o homem diz: não há Deus.
5)     E tais homens estão por toda a parte:
1.      Há aqueles que dizem com todas as letras: deus não existe.
2.      Dentre estes, podemos citar:
a)     A maioria dos cientistas.
b)     A maioria dos médicos.
c)      A maioria dos professores universitários.
d)     A maioria dos filósofos.
e)     A maioria dos sociólogos.
f)        E muita gente do povão, da massa.
3.   Há outros que, embora digam que crêem em Deus, negam-no com os seus atos, como Paulo diz- Tito 1:16a. - no tocante a deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras.
B.   A segunda evidência: o prazer em praticar atos pecaminososv. 1b. - corrompem-se e praticam abominação.
1)   É claro que se o homem não crê na existência de Deus, também não seguirá os seus padrões de moralidade.
2)   Consequentemente, viverá  de maneira dissoluta, exatamente como diz o salmista aqui:
1.      Eles praticam todo tipo de males - v. 1b. - corrompem-se e praticam abominação.
a)   Violência.
b)   Roubo.
c)   Homicídios.
d)   Imoralidades.
e)   Mentiras.
f)     Corrupção.
g)   Adultérios.
2.      Há quase dois mil anos, Paulo traçou um quadro sombrio sobre qual seria o comportamento do homem moderno -  2. Tim. 3:1-5 - sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
C.  Terceira evidência: nenhuma vocação para praticar o bem – v. Já não há quem faça o bem.
1)     Ao escrever o livro de romanos, Paulo olhou a sociedade á sua volta e repetiu essas mesmas palavras do salmista -  Rom 3:10-12 - como está escrito: não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
2)     Vejam o que está acontecendo na líbia – o ditador da Líbia Muammar Kadhafi que está no poder desde o ano de 1969, e afirmou que não vai deixar o poder, prefere morrer; mas ele não quer o bem do país, de fato, ele é um tirano.
3)     Todavia, não é necessário viajar até à Líbia para perceber que o homem não tem nenhuma vocação para praticar o bem, basta olhar a cidade da qual fazemos parte.
Trans: em segundo lugar, o retrato da sociedade moderna mostra que...
II. Deus está observando tudo que o homem pratica - vs. 2-4:
A.   Notem que nada passa despercebido à vista de Deusv. 2 - do céu olha o senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a deus.
1)   Do céu Deus está observando tudo o que se passa aqui na terra, tudo o que nós fazemos – v. 2a. - do céu olha o Senhor para os filhos dos homens.
2)   É importante frisar que Deus procura exatamente alguém que entenda a sua vontade e que o busque com sinceridade - v. 2b. - para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.
B.   Ao observar o comportamento do homem, o veredito de Deus é terrível, mas verdadeiro: ninguém é fiel, ninguém é justo, ninguém é bom – v. 3 - todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Ilus: há muito tempo, Jó disse algo que mostra quão natural é para o ser humano, praticar a maldade - Jó 15:16 – quanto menos o homem, que é abominável e corrupto, que bebe a iniqüidade como a água!
C.  Contudo, na sua loucura pecaminosa, os homens não entendem que não ficarão impunes - o salmista deixa a pergunta no arv. 4 - acaso, não entendem todos os obreiros da iniqüidade, que devoram o meu povo, como quem come pão, que não invocam o Senhor?
Trans: em terceiro lugar, o retrato da sociedade moderna mostra...
III. Um mundo na iminência de receber a paga pelos atos cometidos -  - vs. 5-6 - tomar-se-ão de grande pavor, porque deus está com a linhagem do justo. Meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o senhor é o seu refúgio.
A.   Os ímpios devem temer pelo mal que lhes sobrevirá - v. 5a. - tomar-se-ão de grande pavor.
1)     As pessoas costumam dizer: quem faz aqui, paga aqui.
2)     De fato, quem pratica o mal aqui, será duplamente recompensado:
1.   Aqui nesse mundo, receberá o mal que semear – 2 Pedro 2:9 - é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o dia de juízo.
2.   Mas, principalmente, ao fim da existência terrena, terá o inferno como recompensa:
a)     Paulo faz uma advertência solene sobre essa recompensa - Romanos 2:5 - mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus.
b)     E Jesus já adiantou qual será o veredito - Lucas 13:27 - mas ele vos dirá: não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniqüidades.
B.   Os justos também receberão a sua recompensa – vs. 5b-6 - porque Deus está com a linhagem do justo. Meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o Senhor é o seu refúgio.
1)   Desde já eles já são abençoados pelo Senhor – v. 5b. - porque Deus está com a linhagem do justo.
1.      Notem que esta é uma ação presente de Deus – Ele está com a linhagem dos justos.
2.      O salmista diz - salmos 145:18 - perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que o invocam em verdade.
2)   E no futuro, certamente, eles desfrutarão da herança da vida eterna -  v. 6 - meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o Senhor é o seu refúgio.
1.      O veredito dos justos também já foi anunciado – Mateus 25:34 - então, dirá o rei aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
2.      Como garantiu Jesus a Simão Pedro – Marcos 10: 29-30 - tornou Jesus: em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.
Trans: finalmente, o retrato da sociedade moderna mostra...
Iv. Uma grande e urgente necessidade de salvação -  v. 7 - tomara de Sião viesse já a salvação de Israel! Quando o Senhor restaurar a sorte do seu povo, então, exultará Jacó, e Israel se alegrará.
A.   Vemos aqui uma oração do salmista – ele pede:
1)   Que Deus traga salvação – v. 7a. - tomara de Sião viesse já a salvação de Israel!
2)   Que Deus traga restauração – v. 7b. - quando o senhor restaurar a sorte do seu povo.
3)   Que Deus traga paz, sossego, alegria – v. 7c. - então, exultará Jacó, e Israel se alegrará.
B.   Afinal de contas, mesmo uma sociedade corrompida como a nossa, é alvo do amor de Deus - João 3:16 - porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
C.  É necessário dizer que nesse salmo, Davi já indicou a origem da salvação - v. 7a. - tomara de Sião viesse já a salvação de Israel!
1)   Sião pode significar a pátria celestial – mostrando que Deus é o autor da salvação.
2)   Sião pode significar a nação judaica – mostrando que a salvação vem dos judeus, como Jesus é judeu e só ele pode salvar - João 4:22  - vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
Conclusão:
A.     De modo geral, a sociedade moderna continuará a praticar a iniquidade e será condenada por isso.
B.     Mas, ninguém é obrigado a seguir as suas práticas – há para quem quiser a salvação de deus, por Jesus.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Em 10 anos, Nordeste tem escalada de mortes violentas

O Mapa da Violência 2011 foi divulgado nesta manhã pelo Instituto Sangari e Ministério da Justiça
selo
O Mapa da Violência 2011, divulgado nesta manhã pelo Instituto Sangari e Ministério da Justiça, revela que o Nordeste é hoje o que pode ser chamado de a grande "chaga" da violência no País. As Regiões Sul e Sudeste, embora com grandes diferenças nos resultados, estão conseguindo ao menos conter o crescimento da violência. Já o Nordeste - com o Norte fazendo parte desta dinâmica - é a região que registra o maior aumento de mortes por causas externas violentas, uma verdadeira escalada de homicídios, acidentes de trânsito e suicídios. O Mapa da Violência consolida dados da década entre 1998 e 2008.
Enquanto a pobreza diminuiu no Nordeste, os homicídios aumentaram 65%, os suicídios, 80%, e os acidentes de trânsito, 37%. Na população jovem os índices são ainda piores: um crescimento de 49% nos acidentes, 94% nos homicídios e 92% nos suicídios. Estados como Alagoas e Bahia, que figuravam na parte de baixo do ranking da violência, agora pularam para as primeiras posições. Outros, como o Maranhão, quase quadruplicaram suas taxas de homicídio, saindo de taxas praticamente europeias, de cinco assassinatos por cem mil habitantes, para 20 por cem mil habitantes - um número ainda baixo, mas que mostra um crescimento assustador.
Para o pesquisador que preparou o Mapa da Violência 2011, Julio Jacobo Waiselfisz, o fenômeno da "desconcentração da violência" pegou o Nordeste no rastro da chegada dos novos polos econômicos. Esses polos surgiram por todo o Nordeste e alguns Estados no Norte, como o Pará, criaram empregos e renda, mas sem a estrutura de segurança pública do Estado. A região registra números crescentes de assaltos a banco, roubos de carros, tráfico de drogas, acidentes de moto, em locais onde mal existe uma delegacia e a fiscalização de normas de trânsito é praticamente inexiste.
O atual quadro brasileiro mostra que em nenhum Estado a taxa de homicídios fica abaixo de dez por cem mil habitantes, o máximo considerado aceitável. Em 1998, seis ostentavam números abaixo de dez. A menor taxa hoje é no Piauí, que apresenta um índice de 12,4 por cem mil habitantes, porém o número é mais do que o dobro de dez anos atrás. O Maranhão, que era o 27.º no ranking dos Estados, quadruplicou o índice, e só não aumentou mais sua posição no ranking - está em 21.º - porque outros subiram mais ainda. O Estado de Alagoas passou da 11.º posição para o 1.º lugar; o Pará saiu de 19.º para 4.º; Bahia, de 22.º para 8.º; Goiás, de 18.º para 12.º; e Sergipe, de 21.º para 14.º.
Fonte: AGÊNCIA ESTADO – COPIADO DO SITE: http://www.ig.com.br


Vejam algumas curiosidades interessantes sobre a Bíblia Sagrada...

* O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.
* O livro menor é II João.
* O capítulo maior é Salmos 119.
* O capítulo menor é salmos 117.
* O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.
* Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.
* Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.
* A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes e REVERENDO 1 vez no Salmo 111:9.
* O verso maior é Ester 8:9.
* O verso menor é Êxodo 20:13.
* O verso central é Salmos 118:8.
* Texto áureo da Bíblia: João 3:16

A tradução grega da palavra Bíblia (biblia (pl.)) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, assim classificados: Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Históricos - Atos. Cartas de Paulo - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon. Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético - Apocalipse.

As divisões da Bíblia facilitam sua memorização. Não se deve pensar que somente os proféticos é que têm profecia, ou só os poéticos só têm poesia, ou os doutrinários (Epístolas) só doutrinas; da mesma forma os históricos não são apenas para relatar fatos, assim como não há muitos fatos históricos. Cada livro da Bíblia deve ser estudado convenientemente para que o seu ensino seja apreendido. Sem dúvida alguma a Bíblia é uma biblioteca extraordinária!
OBS: COPIADO DO SITE: http://www.ja-online.net

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Em Jesus você pode descansar - Ele é irresistível

Imagine que você está vivendo na Palestina, há cerca de 1970 anos. Estaria, portanto, por volta do ano 33. Você viajaria a várias cidades, como por exemplo: Nazaré, Cafarnaum, Betânia, Jericó, Jerusalém; dentre outras. Se isso acontecesse, dificilmente você deixaria de se encontrar e de ouvir falar de um homem chamado Jesus Cristo, mais conhecido, como Jesus de Nazaré ou simplesmente o Filho do carpinteiro. Creio eu, que à  vista, você não ficaria nada impressionado, e provavelmente, nem quisesse se aproximar d’Ele. Afinal de contas, Jesus de Nazaré, não é exatamente um homem impressionante à primeira vista. De fato, fisicamente, nem belo Ele é. Sendo judeu, não tem a pele clara, nem os cabelos loiros e muito menos, os olhos azuis, como a maioria das pessoas idealiza. Certamente, pelas muitas andanças empreendidas, sob um sol escaldante, a sua pele deve ser bastante “queimada”. Ele não tem uma auréola de luz sobre a cabeça, por isso, não pode ser imediatamente identificado como O FILHO DE DEUS.
É necessário aproximar-se d’Ele, ouvir a sua voz, sentir a sua presença; olhá-lo, olho no olho; observar a maneira gentil e delicada como Ele trata as pessoas, inclusive àquelas, que a sociedade mais despreza. É necessário escutar as suas parábolas, ouvir os seus sermões. É necessário sentir o seu amor, provar da sua compaixão. É necessário estar com Ele, deitar a cabeça sobre o seu colo. É necessário permitir que Ele ilumine as nossas vidas, guie os nossos passos, alimente as nossas almas. É necessário escutá-lo pronunciando o sermão do Monte, a parábola do filho pródigo. É necessário também contemplar o seu poder; observar bem, a maneira como Ele cura os enfermos, sejam eles, cegos, leprosos ou aleijados. É imperativo vê-lo também curando os endemoninhados; sim porque nem Satanás, com sua legião de demônios, é páreo para Ele. É preciso vê-lo repreendendo as ondas bravias do mar; alimentando multidões, com uns poucos peixinhos e alguns pãezinhos. É preciso vê-lo caminhadoresoluto sobre as águas do mar da Galiléia. É preciso ouvi-lo em Samaria, ao meio dia, sol a pino, junto ao poço de Sicar, pedindo água para beber, a uma pobre e pecadora mulher samaritana, e ao mesmo tempo, oferecendo-lhe, a água da vida. É necessário encontrá-lo junto ao túmulo de Lázaro, morto à quatro dias, ordenando-lhe: Lázaro, sai para fora!
Todavia, sobre todas estas coisas, é necessário vê-lo sendo preso no jardim, acusado pelos sacerdotes, julgados por Pilatos e condenado à morte pelo seu próprio povo. É necessário vê-lo carregando a cruz, que de fato, é a nossa cruz, e tomando sobre si, o castigo que nós merecemos. É necessário vê-lo sendo pregado na cruz, mãos e pés, e o seu sangue sendo derramado, as pessoas zombando e Ele pedindo ao Pai: Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem. É necessário vê-lo rendendo o seu espírito e dando a sua vida para nos salvar da condenação do inferno. É necessário visitar o túmulo no qual Ele foi sepultado, de preferência, no domingo, e logo bem cedo. Você perceberá que a grande pedra que tampava a sepultura foi removida. É necessário entrar no seu túmulo e perceber que o seu corpo não está mais lá, porque Ele venceu a própria morte. Ele ressuscitou. É necessário vê-lo no seu último momento com os discípulos, subindo para o céu, mas primeiro, prometendo que um dia voltará para buscar àqueles que são seus. É necessário crer nas suas palavras, arrepender-se de todos os pecados cometidos e reconhecê-lo como Senhor e Salvador. No dia em que você fizer tudo isso, perceberá então, que de fato, Jesus é o próprio Deus que se fez homem e veio habitar entre nós, para ser o Salvador do mundo; perceberá que de fato, Jesus é irresistível. EM JESUS VOCÊ PODE DESCANSAR.


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Religiões no Brasil - Estatísticas


11% dos brasileiros têm mais de uma crença
Uma pesquisa realizada em conjunto pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e de Juiz de Fora (UFJF) divulgada nesta sexta-feira revela que cerca de 11% dos brasileiros têm mais de uma crença religiosa.

Segundo o estudo, feito entre novembro de 2005 e abril de 2006, 83% da população consideram a religião algo "muito importante", e apenas 6% são indiferentes a qualquer tipo de credo. A pesquisa ouviu 3.007 pessoas em todo o país.

Para o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciência da Religião da Universidade Metodista, Antonio Carlos de Melo Magalhães, citado em reportagem do portal Estadão, o sincretismo e a multiplicidade de religiões brasileiras são um fenômeno específico do país. Para ele, "foram construídas religiosidades muito próprias", o que justifica em parte a duplicidade observada na pesquisa. Ele acredita que esse percentual seja ainda maior. "Somos promíscuos na religião", disse.

Outro dado relevante levantado pelas universidades diz respeito à participação do brasileiro em cultos ou missas. Segundo o estudo, 55% dos entrevistados afirmaram freqüentar algum tipo de serviço religioso pelo menos uma vez por mês.

A pesquisa confirmou ainda dados revelados em outros levantamentos, de que o catolicismo perdeu fiéis no Brasil para igrejas evangélicas nos últimos anos. Entre os entrevistados, 68% se declararam católicos, percentual que em 1991 era de 83,8% e em 2000, de 73,8%, segundo o IBGE. Os evangélicos eram 9% da população em 1991, passaram para 15,4% em 2000 e na pesquisa da Unifesp/UFJF são 24%, incluindo 2% que se declararam protestantes. Dois por cento dos consultados afirmaram ser espíritas, enquanto 1% disseram seguir a umbanda, o candomblé e outras.

Fontes: VEJA - Religião 05/05/2007










quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Você Sabia?

Que Deus conta todas as estrelas, chamando-as pelo nome? Veja isso:
Isaías 40:26 - Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.
Salmos 147:4  - Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome.
ISSO NÃO É MARAVILHOSO? 

Acompanhe as principais programações da Igreja Batista Emanuel - Frutuoso Gomes - RN

DOMINGO - 6:30HS - PROGRAMA A VOZ DO EVANGELHO, PELA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE FM - 104,9.
                     - 09:00HS - ESCOLA BÍBLICA PARA CRIANÇAS.
                     - 10:00HS - ESCOLA BÍBLICA PARA ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS.
                     - 17:00HS - PROGRAMA BUSCAI AO SENHOR, PELA RÁDIO COMUNITÁRIA. LIBERDADE FM - 104,9.
                     - 19:30HS - CULTO DE LOUVOR E PREGAÇÃO DA PALAVRA.
TERÇA-FEIRA - ENCONTRO DE SENHORAS - ÀS 19:00HS - (QUINZENALMENTE).
                            - ENCONTRO DE SENHORES - ÀS 19:30HS - (QUINZENALMENTE).
QUARTA-FEIRA - 19:30HS - ESTUDO EXPOSITIVO DA BÍBLIA - (LIVRO DE EFÉSIOS) E ORAÇÃO.
SÁBADO - 19:00HS - LOUVOR E ESTUDO BÍBLICO - "O ANTICRISTO".

TODOS SÃO BEM-VINDOS!
Salmos 122:1 - Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR.

Cinco Princípios de Ouro Para Termos Um Ano Abençoado

Mt. 6:25-34.
Introdução:
A-  Sempre que chegamos ao final ou início de um ano, temos duas atitudes distintas:
1-    Agradecimento pelo ano findo;
2-    E uma certa expectativa e ansiosidade pelo ano que está chegando.
B-   Todos nós almejamos viver dias de paz, de saúde e de sossego.
C-   A pergunta a ser feita é: O que podemos fazer para que tenhamos um ano abençoado por Deus?

Trans: Eu quero mostrar Cinco Princípios para Ter um ano abençoado por Deus:

I-                  Coloque os Valores Espirituais Acima dos Valores Materiais – Mat. 6:33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
A-  É próprio do ser humano, mesmo do filho de Deus, dar ênfase exagerada às coisas materiais.
B-   Temos tanto medo de passar fome e que nos falte as coisas necessárias ao nosso dia a dia, que pensamos de forma exagerada em dinheiro, no nosso comércio, no nosso trabalho, na nossa família, na nossa faculdade, nos filhos. E acabamos nos esquecendo das coisas espirituais.
C-   E negligenciamos os trabalhos da igreja, a leitura bíblica e a oração.
D-  Para colocarmos este princípio em prática precisamos nos lembrar de duas coisas:
1-    Deus está no controle de todas as coisas – Tudo o que acontece é pela permissão de Deus. E ele diz: Sal. 37:25 - Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
2-    E das promessas de Deus – Prov. 28:20 - O homem fiel será cumulado de  bênçãos. Mais o que se apressa em enriquecer não passará sem castigo.
3-    Salmo 127:1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.
4-    Col. 3: 2 - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Trans: Segundo princípio...

II-              Reserve Tempo Diariamente Para Oração e Leitura da Bíblia:
A-  Existem muitas razões porque a oração é importante. Vou citar apenas duas:
1-    É o meio pelo qual mantemos íntima comunhão com o Pai.
2-    É o meio pelo qual Deus atende aos anseios do nosso coração  – Mat. 7:7-8 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.
B-   Sobre a leitura Bíblica:
1-    Do justo é nos dito – Sal. 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.

Trans: Terceiro principio...

III-           Considere As Provações Não Como Uma Maldição Diabólica, Mas Como Uma Bênção Divina:
A-  Certamente durante os trezentos e sessenta e cinco dias de um ano, haverá tempo para sorrir e também para chorar.
B-   Desde que o homem cometeu o primeiro pecado, a história da humanidade tem sido assim: Alegria e Choro.
C-   Pense nas muitas provações que grandes servos de Deus tiveram que enfrentar: Abraão, José, Jó, Davi, Daniel, Paulo, Pedro.
D-  No caso de José, sem nada de errado ter feito, foi vendido pelos seus irmaõs como escravos e passou boa parte da sua vida na prisão.
E-   Já Paulo, por ser pregador do evangelho, sofreu todo o tipo de perseguição.
F-    E Pedro nos ensina – 1. Pd. 1:6-7  - 6 Na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, 7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;

Tranas:  Quarto princípio...

IV-           Nos Momentos de Dificuldades, Jamais Tire Os Olhos de Cristo:
A-  Normalmente a nossa atitude, quando estamos em aflições ou dificuldades é tirar-mos os olhos de Cristo e afundarmos nas tempestades da vida.
B-   Foi isso o que Pedro fez – Mat. 14:28-31 - 28 Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. 29 Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. 30 Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. 31 Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
C-   Este é um dos principais segredo para um vida plena de gozo e de alegria.
D-  E Jesus Cristo nos ensinou – Jo. 16: 33 – Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Trnas: E para terminar...

V-               Aprenda A Viver Pela Fé:
A-  A fé é a chama que alimenta a nossa esperança.
B-   A fé está para o crente assim como o combustível está para a chama.
C-   Rom. 1:17 -  Mas o justo viverá da fé.
D-  Sal. 91:7 - Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
E-   O segredo da vida de Davi – Salmo 23:6 - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Conclusão:
A-  Cinco princípios de ouro:
1-    Coloque os valores espirituais acima dos materiais;
2-    Reserve tempo diariamente para orar e ler a palavra de Deus;
3-    Considere as provações não como uma maldição diabólica, mas como um benção divina;
4-    Nunca tire os olhos de Cristo;
5-    Aprenda a viver pela fé.

Hiramar Paiva ..17/02/11..18:38..29/12/01...08:55.

Em Jesus você pode descansar - Ele é soberano sobre todas as coisas.

O livro de Isaías contém muitas afirmativas maravilhosas sobre a pessoa de Jesus Cristo. Uma das mais conhecidas e sublimes é esta: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6) De fato, estas palavras, embora estejam escritas no tempo passado dos verbos, é uma espetacular profecia, que foi cumprida, apenas, oitocentos anos após, o profeta tê-las escrito. Esta profecia é sublime, pois revela a humanidade de Jesus Cristo: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu”. Mas, é ao mesmo tempo majestosa, pois revela também a sua divindade: “O governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Quando fez esta afirmação sobre a divindade de Jesus Cristo, o profeta Isaías, revelou algo surpreendente: Jesus Cristo é soberano sobre todas as coisas. Vejam bem, as palavras de Isaías: “O governo está sobre os seus ombros”.
Apesar de serem tão portentosas, estas palavras não surpreendem àqueles que conhecem a palavra de Deus, pois são bem conhecidas, por àqueles que estudam as Escrituras Sagradas, as palavras de Jesus, ditas para os seus discípulos, pouco tempo antes de subir para o céu: - Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. (Mateus 28:18) - É muito importante frisar que tais palavras foram ditas pelo Filho de Deus, logo após a sua ressurreição. E que maior prova de soberania sobre todas as coisas, pode existir do que ter ressuscitado dos mortos? Verdade é que os discípulos do Mestre haviam presenciado em diversas circunstâncias, milagres e maravilhas operados por Jesus, que eram provas incontestes do seu poder e autoridade. O que dizer dos enfermos que foram curados por Ele? Dos cegos que passaram a ver? Dos aleijados que passaram a andar? Dos leprosos que foram purificados? Dos endemoninhados que foram libertos? E principalmente, dos mortos, como Lázaro e a filho de Jairo, que foram ressuscitados? Isso sem falar de outros grandes milagres, como a multiplicação dos pães e dos peixes, milagres feitos, não uma, mais duas vezes; a tempestade acalmada, no mar da Galiléia; a pesca maravilhosa, também no mar da Galiléia. A soberania de Jesus foi bastante comprovada também pelo poder que as suas palavras exerciam, sim, pois muitos dos seus milagres foram efetuados, tão somente com o uso das suas palavras. Tanto isso é verdade que diante delas, o povo, em estado de êxtase, afirmavam: Jamais alguém falou como este homem. (João 7:46) E muitos, chegaram a perguntar: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? (Mateus 8:27) Ele é Jesus Cristo, o Messias prometido, o Filho de Deus, o Salvador da humanidade, o Soberano sobre todas as coisas. Ele é Deus. Por isso, também é poderoso para decretar o perdão dos nossos pecados, aliás, foi para isso que Jesus Cristo veio a este mundo, para realizar o milagre que é maior do que todos os outros: A salvação a restauração das nossas vidas espirituais e a salvação das nossas almas. Jesus quer realizar este milagre também na sua vida. Aceito-o com o seu Senhor e Salvador, creio que o sangue que Ele verteu na cruz do calvário fará de você uma nova criatura, um filho de Deus, uma pessoa redimida.
Em Jesus você pode descansar!