sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mensagem de ano novo


Mensagem de ano novo

Mais um ano está findando e mais um ano está chegando.  É momento de parar e fazer ponderações sobre o ano findo. Ao mesmo tempo, é momento de planejar o ano vindouro. Quem sabe, seja tempo de se preocupar com o futuro?
Afinal de contas, o que é um ano e o que representa este período de tempo? Bem, é possível analisar um ano de várias maneiras. Existe a maneira fria e calculada da matemática. Assim, matematicamente, um ano é: Período de tempo formado por: doze meses, cinquenta e sete semanas, trezentos e sessenta e cinco dias, oito mil setecentas e sessenta horas, quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos e trinta e um milhões e quinhentos e trinta e seis segundos. Ufa, é muita coisa, e no tic e tac do relógio, dois mil e onze está no finzinho.
Sinceramente, acho que essa não é a melhor maneira de se analisar algo tão importante, como um ano de vida. Então analisemos pelas experiências vividas. De modo geral, podemos dizer assim: Um ano de vida, espaço de tempo no qual: Rimos e choramos, ganhamos e perdemos, falamos e ouvimos, trabalhamos e descansamos, confiamos e duvidamos, amamos e odiamos.
Há àqueles que preferem uma análise direta, mas um tanto lacônica: Um ano, período de tempo que “passou muito rápido”. Contudo, estive pensando que, provavelmente, isso também não seja lá muito sábio; ou você já se esqueceu daquela hora que perdeu no trânsito ou na fila do banco? Agora, vai me dizer que passou rapidamente? E àquelas noites, nas quais não conseguiu pregar o olho, preocupado com “algo muito importante” que precisava “resolver” no dia seguinte? Vai me dizer que não pareceram uma eternidade?
Eu prefiro fazer uma reflexão do ponto de vistas das três esferas que compõem o tempo: Passado, presente e futuro. A reflexão é a seguinte: No Passado: O ano acabou e deixei de fazer muita coisa importante: Não amei o próximo como deveria; não li àquele livro, não perdoei os que me ofenderam; não priorizei os valores espirituais; não busquei maior intimidade com Deus; não me esforcei para ser mais perecido com o meu Mestre, Jesus de Nazaré; não fui generoso o bastante; não enxuguei as lágrimas dos que vi chorar; não fui companheiro dos que estavam sós; não fui aquele amigo que é mais chegado que um irmão. No presente: Hoje, dia trinta de dezembro, prometo: Corrigir todos os erros cometidos, não apenas no transcorrer do último ano, mas durante todos os anos da minha vida e fazer tudo aquilo de bom e generoso que não fiz até hoje. No futuro: Bem no futuro, não sei se conseguirei fazer tudo aquilo que estou prometendo hoje, mas de uma coisa tenho certeza: Continuarei necessitando da sua ajuda, do seu apoio do seu ombro amigo, da sua amizade, da sua compreensão, dos seus conselhos, das suas orações e do seu amor sincero. Acima de tudo, porém, tenho a plena convicção que se você não puder me dá tudo isso ou se não quiser ou se estiver ocupado demais, não estarei só. Deus estará sempre comigo, suprindo as minhas necessidades, renovando as minhas forças, alimentando as minhas esperanças, assistindo o meu espírito e guiando os meus caminhos. Bem, acho que não vou reclamar do ano que está terminado e nem me preocupar com o ano que está por vir, simplesmente, aceitarei a vontade de Deus na minha vida e deixarei que Ele cuide de mim.
Feliz ano novo... 
Pr. Hiramar Paiva, sexta-feira, 30 de dezembro de 2011, ás 12 e 18 minutos.
Obs: Deixe seus comentários falando como foi o ano de 2011 para você e o que espera no ano de 2012.

3 comentários:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    HIRAMAR

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, TOQUE DE CANELA ,STAR WARS,

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  2. Querido Irmão.
    Recebi sua mensagem. Aproveito esse espaço para agradecer e retribuir os votos de um Feliz Ano Novo na presença do Senhor. Quanto a dizer como foi o ano de 2011 e o que espero de 2012 creio que lhe ficarei devendo essa informação, pois, entendo que as reflexões precisam se situar no espaço diário. Tenho buscado aprender a medir e meditar sobre a vida terrena em termos de dias e não de anos. Devido ao meu amor aos "cálculos" e à elaboração de "projetos", tenho buscado não me preocupar com o futuro, pois está escrito na Bíblia:"Não vos inquieteis , pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal". Além disso há também um outro detalhe sobre o qual tenho meditado : "Será que existe alguma diferença para Deus entre o dia 31 de dezembro do ano que termina e o dia 01 de janeiro do ano que se inicia? Até agora não consegui um motivo real que sirva de base para tanta comemoração, para tanta festa". Em alguns momentos visualizo toda a euforia e o valor demonstrado pelos cristãos com o momento da Virada, como uma superstição, afinal, a Bíblia diz que "um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia"; e, por isso não concebo crer que o Deus soberano criador dos céus, da terra e de tudo que nela há, possa se sujeitar a meras convenções terrenas. Diante de todas essas coisas creio que a única atitude a ser tomada é toda manhã me apresentar a Deus como um servo fiel e apenas perguntar-lhe: "Que devo fazer hoje"? "Quais são suas determinações para mim neste dia que se inicia"? Ou seja, as ações, o desempenho e a execução dos projetos são deveres meus, mas, a agenda é de Deus. Assim como no deserto onde o maná era entregue a cada manhã para que o povo aprendesse a depender de Deus, nos dias de hoje creio que eu preciso aprender a pedir somente o "pão de cada dia", e, "esquecer as coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prosseguir para o alvo pelo premio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus".
    Perdoe-me se por um acaso, algumas de minhas colocações de algum modo representar qualquer tipo de ofensa. Meu único propósito é o de expressar com sinceridade a minha forma de entendimento. Estou aguardando seus comentários para o meu post "Auto biografia do Pecado".
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei imensamente e dei graças a Deus pela oportunidade de ter lido tanto a mensagem do Pastor Hiramar quanto ese comentário, de Fábio. O primeiro conheço pessoalmente da minha ex-igreja em Natal, a Capim Macio, mas o Fábio não conheço pessoalmente. Eu e meu esposo somos responsáveis por uma congregação na cidade de Santna do Matos-RN. Somos poucos aqui e peço vossas orações para estarmos sempre buscando do Senhor sabedoria para dar sempre bons estudos bíblicos para os irmãos que os faça crescer, e nesses últimos dias o Senhor tem me feito usufruir de reflexões de outros irmãos sobre temas que ultimamente vinham me fazendo refletir, e o Senhor tem me respondido através desses irmãos em páginas abençoadas na internet, como esta. Que o Senhor continue os abnçoando e os mantendo na sã doutrina, distantes das falcatruas que tem assolado no meio cristão, infelizmente. Então, não desejo apenas um feliz ano novo, mas um feliz dia a dia com o nosso Senhor sem olharmos 'necessariamente' para o calendário.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS