segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Prática da Idolatria e os Seus Terríveis Resultados


A Prática da Idolatria e os Seus Terríveis Resultados
Is. 44:9-20
Introdução:
A.   O assunto da mensagem de hoje é “A Prática da Idolatria e os seus Terríveis Resultados”.
B.   Segundo o dicionário da língua portuguesa Aurélio:
1)     IDOLATRIA - É a adoração, ou culto a ídolos.
2)     ÍDOLO - É uma figura ou escultura ou imagem que representa um objeto de adoração.
3)     IDÓLATRA - É alguém que presta culto e adora imagens.
C.   A idolatria é um costume muito antigo, quase tão antigo quanto o próprio homem, sendo praticado em todos os recantos do mundo.
D.   Aqui no Brasil, existem centros de idolatria por toda à parte.. de norte a sul do pais.
E.   Percebe-se, portanto, que a idolatria no Brasil é algo praticado por milhões de pessoas, sendo considerado algo natural e normal.
Trans: A minha intenção com este sermão, não é fazer uma critica a ninguém. Eu quero simplesmente que nós investiguemos o que a Bíblia diz sobre a idolatria...
Trans: Segundo A Bíblia Sagrada, o que é idolatria?

I. É Um Ato de Loucura – Is. 44:14-20:
  1. Para ilustrar essa verdade, o profeta Isaías descreve o ato de um homem que vai à floresta traz um pedaço de madeira e, usa uma parte cozinhar o seu pão e de outra parte, faz um ídolo para adorarIsaias 44:14-20 - 14 Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer. 15 Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela. 16 Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; também se aquenta, e diz: Ah! já me aquentei, já vi o fogo. 17 Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus. 18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. 19 E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore? 20 Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?
  2. Que palavra pode ser usada para descrever tal ação? Loucura!!!
Ilus: Imagine se você fosse à minha casa e me encontrasse conversando com a mesa! – Você diria que estou louco.
  1. Pense bem:
1)     O homem vai à mata, derruba uma árvore, traz para a sua casa um pedaço de madeira.
2)     Corta parte desta madeira e usa para se aquecer do frio.
3)     Outra parte usa como lenha, para cozinhar o seu alimento.
4)     Com a outra parte desta mesma madeira, faz uma imagem, ajoelha-se diante dela e vai adorar.
  1. È um ato de louco:
1)   Pensando bem, ajoelhar-se diante de um pedaço de madeira.
2)   E pensar que aquele pedaço de madeira poderá fazer qualquer milagre. É uma grande loucura!
  1. Ouçam o que Deus diz – Is. 44:19 - E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore?
Trans: Em segundo lugar a idolatria é...

II. É Um Ato Inútil, É Pura Perda de Tempo - Isaías 44:9 - Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos.
A.   Raciocinem comigo:
1)     Ficar ajoelhado diante de um pedaço de gesso ou madeira, pedindo que:
1.      Ele opere uma cura.
2.      Ele mande chuva.
3.      Ele faça milagre.
2)     Aquela escultura não tem poder para fazer nada. Embora tenha a forma de uma pessoa, é apenas um pedaço de madeira ou de gesso.
Ilus: A de senhora de Umarizal que teve o seu quarto e sua “santinha” ser devorados por um incêndio.
  1. Isso mostra bem com a prática de idolatria é um ato inútil - Sal. 115:1-8 - Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. 2 Por que perguntariam as nações: Onde está o seu Deus? 3 Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz. 4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. 5 Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; 6 têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; 7 têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8 Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam.
  2. Convenhamos, prostrar-se diante de uma imagem de escultura é um ato totalmente inútil. É perda de tempo!
  3. A Bíblia diz que eles não servem para nada  – Is. 44:9-10 - Todos os artífices de imagens esculpidas são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?

Trans: Além disso, a idolatria...
III. É Um Ato de Rebeldia Contra Deus:
A.   Normalmente, quem tem alguma imagem de escultura em casa costuma dizer:
1)     Eu não adoro.
2)     Fico ajoelhado, rezo diante dela, mas não a adoro.
B.   Eu quero ler para vocês os dois primeiro mandamento da lei de DeusEx. 20:3-5: 1) V. 3 - Não terás outros deuses diante de mim.
3)   V. 4 - Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
4)   V. 5 - Não te encurvarás diante delas, nem as servirás.
C.  Esse não é uma doutrina dos evangélicos – É Deus quem está falando, é a Lei de de Deus.
D.  Quem faz uma imagem, quem tem uma imagem em casa, quem se ajoelha diante dela, quem adora; está transgredindo os dois primeiros mandamentos da Lei.
E.   Saibam você, que também o N. T. Deus aponta a idolatria como um ato de rebeldia - 1 João 5:21 - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. 
F.   Por ser um ato de rebeldia, idolatria provoca a ira de Deus - Deuteronômio 4:25  - Quando, pois, gerardes filhos e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa, e fizerdes mal aos olhos do SENHOR, teu Deus, para o provocar à ira.
Trans: Em quarto lugar, a idolatria é...

IV. É Um Ato de Infidelidade Espiritual:
A.   Quem é aquele que nos faz todo o bem?
1)     Que nos dar a vida?
2)     Que nos dar o pão de cada dia?
3)     Que nos manda a chuva?
4)     O único que pode curar?
5)     O único que pode abençoar?
6)     O único que pode Salvar?
B.   Deus e somente Ele é quem faz isso:
1)   É Ele quem manda a chuva - Salmos 135:7 - Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios.
2)   É Ele quem sustenta - Salmos 104:14 - Fazes crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão.
3)   É Ele que nos dar a vida - Atos 17:28-29 - Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.
4)   É Ele quem salva - Jonas 2:9b. - O que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!
C.  É justo e leal diante de Deus servir e honrar qualquer outro que não seja Ele?
1)     Quem pratica a idolatria assemelha-se a um homem que recebe todo bem da sua esposa, mas vai dar o seu amor a uma outra mulher.
2)   Cometer a idolatria é praticar o adultério espiritual, mas Deus não aceita dividir a sua glória com ninguém - Isaías 48:11 - Por amor de mim, por amor de mim, [o] farei, porque como seria profanado o [meu nome?] E a minha glória não a darei a outrem.
Trans: Também, a idolatria é...
V. Um Ato Motivado Por Satanás:
A.   O apóstolo Paulo diz com todas as letras, que o culto aos ídolos é um culto aos demônios – 1 Cor. 10: 19-21 - Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
B.   Não é surpresa para ninguém que o Diabo quer  tomar o lugar de Deus:
1)     Foi assim, quando ele ainda era Lúcifer – Isaías 14:14 - Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
2)   Foi assim, quando enganou a mulher no ÉdenGênesis 3:5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
3)   Foi assim, quando tentou o próprio Filho de DeusMateus 4: 8-9 - Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
C.  E ainda hoje, ele continua usando a idolatria como um meio de desviar a adoração a Deus – Por isso Paulo diz – 1 Cor. 10:19-20 - Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?  Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

Trans: Finalmente a idolatria é...
VI. É Um Ato Que Condena O Homem Ao Inferno:
A.   A Bíblia afirma de modo muito claro que Deus odeia a idolatria – Ef. 5:5-7 - Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles.
B.   Por isso, os idólatras serão condenados ao inferno - 1. Cor. 6:9 - Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas.
·         Apoc. 21:8 -  Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
C.  Por isso, Deus manda queimar as imagens de escultura - Deut. 7:25-26 - As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada.

Conclusão:
A.   Diante de um sermão como esse, podemos imaginar dois tipos de reações:
1)     Raiva e ira contra o pregador.
2)     Consciência de que a idolatria é um pecado terrível e abandono a sua prática - Deut. 27:15 - Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.
B.   Aos que desejam escapar desse ato tão nefasto, cabe a atitude do arrependimento, da humildade e da busca ao verdadeiro Salvador, Jesus Cristo - Atos 4:12 - E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Pr. Hiramar Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS