quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Preparando-se para vencer os desafios do futuro


Lucas 14:28-32
Introdução:
A.  A vida humana é cheia de desafios, e ao longo da nossa existência terrena temos que enfrentar muitas e grandes lutas.
B.  Podemos até pensar e enumerar, alguns desses desafios:
1)    A escolha de uma profissão, que traga, antes de qualquer coisa, satisfação pessoal.
2)    A escolha do esposo ou da esposa.
3)    Constituir e sustentar uma família feliz, equilibrada e cristã.
4)    Enfrentar o advento da velhice.
5)    E acima de tudo isso, o desafio de manter-se fiel a Deus e a sua santa Palavra.
C. É, amados, o futuro reserva para todos nós, grandes e inumeráveis desafios.
D. E de modo geral, nós não poderemos fugir destes desafios, portanto, a questão a ser colocada é: como vencer os desafios do futuro?
E.  Afinal de contas, é possível preparar-se para enfrentar os desafios do futuro? E, de que maneira?
Trans: eu quero apresentar 4 princípios que nos ajudarão a enfrentar os desafios do futuro...
I. Em primeiro lugar, o princípio do planejamento - É necessário planejar o futuro, pensar e ponderar as decisões:
A.   Jesus cristo usou duas figuras para mostrar a importância do planejamento:
1)    A  figura de um homem que constrói uma torre – Lucas 14: 28-30 - Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: este homem começou a construir e não pôde acabar.
2)    A figura de um rei que manda o seu exército para a guerraLucas 14:31-32 -  ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz.
B.   Percebe-se que nessas duas figuras, Jesus ressaltou a possibilidade do fracasso:
1)    No primeiro caso – alguém que começou a construir uma torre, mas não teve recursos para terminá-la, e por isso, tornou-se motivo de piada e zombaria.
2)    No segundo caso – um rei que desafiou outro rei para a guerra, mas que passou pela humilhação de ter que render-se a ele.
C.   Notamos claramente, que em ambos os casos, o que faltou foi exatamente, o planejamento:
1)      O homem da torre não se assentou para calcular as despesas e verificar se tinha meios para concluí-la.
2)      Já o rei, não se assentou para calcular de deveria ir a guerra com 10 mil ou 20 mil soldados.
D.   Agora, pensemos na nossa sua vida, como uma torre que está sendo construída:
1)     Está se preparando para fazer uma faculdade: planeje, pense, pondere e ore.
2)     Está pensando em comprar uma moto, um carro: planeje, pense, pondere e ore.
3)     Está pensando no casamento: planeje, pense, pondere e ore.
E.   Esse planejamento, ao qual me refiro, dependerá de etapas:
1)    Saber escutar conselhos.
2)    Agir sempre de acordo com a palavra de Deus.
3)    Orar.
4)    Esperar para ouvir a resposta de Deus.
5)    Fazer o que Deus lhe mandar.
II. Em segundo lugar – O princípio da semeadura – Na vida, como na agricultura, nós colhemos aquilo que plantamos - Gl. 6:7-9:
A.  O princípio da semeadura é baseado na palavra de Deus -  Gl. 6: 7-9 -  Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o espírito do espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
B.  Essas palavras põem no lixo aquela ideia do destino - de que nós nascemos já com o nosso destino traçado.
Ilus: O Agricultor que planta arroz, colherá, certamente, arroz – Assim é na vida, colhemos o que plantamos.
C. A Palavra de Deus está recheada de textos que asseveram o princípio da semeadura:
1)    Aos filhos – querem viver muito e ser felizes? Honrem aos paisEf. 6:1-3 - Filhos, obedecei a vossos pais no senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa,  para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
2)    Aos que almejam receber as grandes bênçãos do Senhor – nunca deixem de fazer o certo, o honesto, o justo, o direito, o verdadeiro - Provérbios 28:20 - O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo.
3)    Aos que têm pavor da morte e querem viver muito, fujam do pecado - romanos 6:23a. - Porque o salário do pecado é a morte.
4)    Aos que querem ter uma vida conjugal abençoada, honrem o matrimônio - hebreus 13:4 - Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque deus julgará os impuros e adúlteros.
5)    Aos que querem trocar uma vida de maldição por uma vida de bênçãos, o caminho é a obediência a Deus  – Deut. 30:19 - Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.
6)    Aos que desejam a vida eterna com Deus, em detrimento da condenação ao inferno – Mateus 7:13-14 -  Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.
D.   Guarde bem no seu coração isso que vou dizer agora: quando estivermos no final da nossa existência aqui na terra e olharmos para o passado, a nossa vida terá sido o conjunto das decisões que nós tomamos.
III. Em terceiro lugar – O princípio da prioridade do reino de Deus – É necessário colocar o reino de Deus, sempre em primeiro lugar:
A.   Sobre esse princípio, Jesus Cristo fez uma promessa, simplesmente, grandiosa - Mateus 6:33 - Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
B.   Essa promessa se torna ainda mais contundente, se considerarmos o contexto no qual ela foi feita.
C.   Ao fazermos isso, descobrimos que ela está inserida num texto que revela três grandes verdades sobre Deus e as nossas necessidades:
1)    Primeira verdade – Deus conhece todas as nossas necessidadesMateus 6: 31-32 -  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: que comeremos? Que beberemos? Ou: com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso pai celeste sabe que necessitais de todas elas.
2)    Segunda verdade – Deus quer suprir todas as nossas necessidadesMateus 7: 9-11 - Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
3)    Terceira verdade - Deus pode suprir todas as nossas necessidades – ele diz – Mateus 7:7-11 - pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
D.   Tudo isso corrobora com a grande promessa de  Mateus 6:33  - Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
E.   Contudo, Jesus faz uma exigência muitíssimo importante – Temos que priorizar o reino de Deus.
IV. Em quarto lugar – O princípio da Palavra de Deus, como a lei da nossa vida – É necessário submeter-se aos preceitos da palavra de deus - Salmo 1:1-6:
A.   Este salmo fala de dois tipos de homens: o ímpio e o justo.
1)  O ímpio é comparado à palha - Salmos 1:4 - Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.
2)  O justo é comparado a uma árvore plantada junto a um riacho - Salmos 1:3 - ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
B.  Pensemos um pouco sobre a palha:
1)    Sem consistência.
2)    Sem valor.
3)    Sem utilidade.
4)    Sem futuro.
# Como o homem ímpio – V. 5 - Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.
#V. 6b. - Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
C. Agora, pensemos sobre a árvore plantada junto a um riacho:
1)    Não se abalará, mesmo diante dos grandes desafios da vida – pois suas raízes estão bem firmadas.
2)    Jamais perde a fé, a esperança – a sua folhagem nunca murchará.
3)    Alcançará o sucesso:
1.    Terá uma vida produtiva – V. 3b. - que, no devido tempo, dá o seu fruto.
2.    Será bem sucedido em tudo aquilo que realizar – v. 3c. – e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
# Como o homem justo – V. 6a.  Pois o senhor conhece o caminho dos justos.
D. E agora, o que nós seremos? Palha ou árvore produtiva.
E.  A resposta está na qualidade da nossa relação com Bíblia Sagrada – Vs. 1-2 - Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Conclusão:  Salmos 119:1 - Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor.
Pr. Hiramar Paiva


3 comentários:

  1. É preciso estar arraigado em Cristo, fortalecido em Seu poder para vencer tais desafios. O mundo é grande demais para nós, mas a mão do Senhor o conduz para onde quer. Confiar em Deus, esperar nele e cumprir Sua vontade nos faz andar em vitória sobre o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Pr. Hiramar Paiva. navegando pela internet, buscando uma palavra abençoada! pois ando em conflitos, igualmente condiz seu texto. que faculdade fazer que rumo tomar. terminei um namoro de 7 anos, sou convertido a 3 anos, e Realmente Deus me deu graça em achar sua palavra por um acaso na internet! precisamos mesmo disso, fé! e buscar o reino, e o resto nos sera acrescentado... Muito obrigado. e que deus o abenços

    ResponderExcluir
  3. Pastor Hiramar, a palavra está alcançando uma dimensão incrível. Parabéns pela iniciativa de também disponibilizar estas maravilhosas palavras na internet.

    Daniel Viana.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS