segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Senhor é o meu Pastor e Nada me faltará


O Senhor é o meu Pastor e Nada me faltará
Salmo 23
Introdução:
A.   O salmo 23 é sem dúvida o mais amado e conhecido de todos, apesar disso é um poema extremante simples, o que o torna especial.
B.   O salmo 23 é ao mesmo tempo belo, de linguagem simples, mas forte e marcante.
C.   Dificilmente, alguém que leu ou ouviu as palavras e promessas desse salmo,  conseguirá se esquecer a paz que ele transmite.
D.  Sim, porque o salmo 23 transmite paz, segurança e proteção.
I. A Figura central do salmo é o Pastor – V. 1a. – O Senhor é o meu pastor...
A.  Este salmo apresenta uma novidade em relação aos demais que Davi escreveu – Ele se refere a Deus como Pastor – V. 1a. - O Senhor é o meu pastor...
1)    Normalmente, Davi usa termos que denotam certa distância de Deus, como:
1.    Rei.
2.    Libertador
2)    Noutros salmos, Davi usa termos impessoais como:
1.    Rocha.
2.    Escudo.
B.   Já esse salmo transmite uma relação de proximidade e intimidade com Deus.
C. A ideia transmitida aqui é que Deus é o pastor e os crentes são as ovelhas – E como pastor, Deus está sempre ao lado do seu rebanho, sendo ele:
1)    Guia.
2)    Médico.
3)    E Protetor.
D. A partir desse pensamento, de que Deus é o pastor, todo o salmo se desenrola, de uma maneira maravilhosa.
E.  Os cuidados do pastor divino com as suas ovelhas são resumidos com as palavras - V. 1 – O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.
ILus: A meninha de quatro anos que disse ser capaz de recitar o salmo 23 – Mas citou apenas o V. 1, e disse que isso já era suficiente.
II. O Senhor é o meu pastor, portanto, não faltará descanso  – V. 2 - Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.
A.  Nós estamos vivendo o tempo do cansaço e da fadiga extremos:
1)    Corpos cansados.
2)    Mentes cansadas.
3)    Corações cansados.
4)    Sistema nervoso cansado.
5)    E todo mundo sofrendo do tal do estresse.
B.  A causa disso é o estilo de vida moderno:
1)  Muita coisa pra fazer.
2)  Muitas informações para assimilar.
3)  Muita agitação.
4)  Muita violência.
5)  Muitas ambições.
6)  Muitas preocupações.
7)  Muita pressão.
C. Como resultado, o nosso corpo não suporta, surgem então, inúmeras enfermidades:
1)    Depressão.
2)    Síndrome do pânico.
3)    Infarto.
4)    Diabetes.
5)    Hipertensão arterial.
D. É uma situação tão terrível que somnete Deus pode nos ajudar - V. 2 - Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.
1)  Para isso Jesus foi enviado, para ser o bom pastor e conceder descanso às suas ovelhas.
2)  E o bom pastor age exatamente na origem do problema – O coração humano. Ao coração humano ele concede paz, pois sem paz, não há descanso - Efésios 2:14a. - Porque ele é a nossa paz.
E.  É importante dizer que existem dois tipos de paz:
1)  A paz com Deus – Que todo crente já tem - Romanos 5:1 - Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
2)  A paz de Deus – Filipenses 4:7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
1.    Muitos crentes ainda não têm a paz de Deus, pois ainda não aprenderam confiar n’Ele, como o bom pastor..
2.    A paz de Deus é importante, pois:
a)    Guarda o coração.
b)    E guarda a mente.
F.  Para desfrutar do descanso do Pastor divino é necessário decidir viver pela fé:
1)    João 14:27  - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
2)    1 Pedro 5:7  - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
III. O Senhor é o meu pastor, portanto, não faltará restauração – V. 3 - Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
A.  O quadro pintado aqui é de uma ovelha que sai em busca de um pasto que parece ser mais verde e suculento:
1)  E sem perceber, ela vai se afastando do rebanho e do pastor.
2)  De repente, ela levanta a cabeça, e percebe que nem o pastor e nem o rebanho estão ali.
3)  A pobre ovelha está só, perdida e amedrontada.
B.  Mas surge o pastor, com o cajado na mão -  Ele toma a ovelha em seus braços e a traz de volta para o rebanho – É a restauração.
C. Contudo, há aquelas ovelhas que são rebeldes e estão sempre se afastando do rebanho, nestes casos, o pastor faz uso da vara, com a qual, quebra uma das patinhas da ovelha - A partir dali, a ovelha não se afastará do pastor, porque sabe que precisará ser carregada por ele.
D. De fato, a correção dói, mas a ovelha foi restaurada – Assim também Deus age, muitas vezes, é necessário corrigir a ovelha, para guiá-la na vereda da justiça - Hebreus 12:6  - Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
IV. O Senhor é o meu pastor, portanto, não faltará coragem – V. 4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
A.  Se há uma coisa que a ovelha necessita, acima de tudo, é de coragem.
B.  Coragem não para lutar, pois a ovelha é um animal incapaz de lutar.
1)    A ovelha é o animal terrestre mais indefeso que existe:
1.    Todos os animais terrestres têm um sistema de defesa: A cobra, o cachorro, o gato, o leão, o bode, a vaca.
2.    Mas a ovelha não possui um único sistema de defesa.
3.    Ela é totalmente vulnerável, não sabe e não pode lutar e nem se defender.
2)    Por isso, a ovelha poderia ter a coragem de um leão, mas continuaria inofensiva e indefesa do mesmo jeito.
C. Assim, a coragem que a ovelha precisa ter, não é para lutar, mas para confiar no pastor.
D. Saibam que para confiar no pastor, é necessário muita coragem:
1)  Sabem como age uma ovelha que confia no seu pastor, quando está pastando e ouve o rugido de um leão?
2)  Levanta a cabeça para ter certeza que o pastor está por perto, depois baixa a cabeça e continua pastando tranquilamente.
3)  Isso exige muita coragem.
E.  Vocês entenderam que a ovelha somos nós, e que o leão é o diabo? E nós somos totalmente indefesos contra ele?
F.  Mas o salmista diz - V. 4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
G. Para isso Jesus Cristo foi enviado: para ser o nosso pastor, porque nós somos: fracos e indefesos, e temos um grande e terrível inimigo: O Diabo - 1 Pedro 5:8 - Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.
H. Porém, o pastor nos diz:
1)  Isaías 41:10 - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
2)  Isaías 41:13  - Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.
V. O Senhor é o meu pastor, portanto, não faltará suprimentoV. 5 - Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
A.  A ovelha é por si só, totalmente incapaz de encontrar pasto para si.
B.  Sendo assim, uma das principais obrigações de um pastor, é alimentar o seu rebanho.
C. É obrigação do pastor:
1)  Cuidar para que seu rebanho tenha pasto e água com abundância.
2)  Um pastor que não tem essa capacidade, ficará sem rebanho e sem emprego.
D. É nessa situação que Deus surge como o pastor que dá suprimento às suas ovelhas - Mateus 6:8b. - Porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
1)    Há alguns nomes de Deus que mostram essa capacidade:
1.    El Shaddai – O Deus Todo-Poderoso que nutre.
2.    Javé Jireh - O Senhor Proverá.
2)    Jesus,  como o supremo pastor supre todas as necessidades do seu rebanho:
1.  Filipenses 4:19 - E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
2.  Mateus 7:7-8 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.
VI. O Senhor é o meu pastor, portanto, não faltará bondade e misericórdia - V. 6 - Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.
A.  Muitas vezes, as ovelhas têm vidas miseráveis, contudo, o bom pastor promete que a bondade e a misericórdia de Deus nos seguirão todos os dias da nossa vida.
B.  Essa é uma verdade que as ovelha devem compreender – Através da pessoa de Jesus, a bondade e a misericórdia de Deus estarão sempre ao seu alcance.
C. Um dos textos da Bíblia Sagrada que tratam desse assunto é Efésios 1 – Esse texto mostra que o crente é:
1)    Abençoado com toda sorte de bênçãos celestiais – V. 3.
2)    Escolhido n’Ele, deste a fundação do mundo – V. 4.
3)    Predestinado – V. 5.
4)    É adotado – V. 5.
5)    Aceito no Amado – V. 6.
6)    Redimido – V. 7.
7)    Perdoado – V. 7.
8)    Iluminado – V. 9.
9)    Enriquecido – V. 11.
10)         E selado – Vs. 13-14.
D. Isso resulta em bênção, no presente e por toda a eternidade - Notem a convicção de Davi - V. 6 - Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.
1)  Eu sei que a noção de eternidade é algo tão grandioso que a nossa mente nem pode compreender.
2)  Mas quero deixar aqui duas grandes declarações sobre Deus e a sua eternidade:
·        Salmos 90:2  - Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
·        Salmos 48:14  - Que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte.

Conclusão: É maravilhoso sabermos que como ovelhas frágeis e indefesas que somos, expostas a tantos riscos e perigos, temos um Pastor tão competente, poderoso e amoroso. Cabe  a nós a decisão de viver pela fé, na dependência do Supremo Pastor, e, à semelhançan de Davi, também poderemos afirmar: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. 
Pr. Hiramar Paiva, sexta-feira, 2 de setembro de 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS