quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Por que devemos seguir os preceitos bíblicos e divinos sobre os relacionamentos conjugais?


Estudo Para Casais – Parte I (ministrado na Igreja Batista Emanuel – Frutuoso Gomes/RN)
Por que devemos seguir os preceitos bíblicos e divinos sobre os relacionamentos conjugais?
Gn. 2:18-25.
Introdução:
A.  Antes de iniciarmos um estudo dessa importância é necessário definirmos o que faremos com ele:
1)    Acharemos que a Bíblia Sagrada está bastante envelhecida para tratar de um assunto dessa relevância e ignoraremos os seus preceitos?
2)    Diremos que a Bíblia Sagrada tem razão, mas não haverá um sincero desejo de seguir os seus preceitos?
3)    Creremos, aceitaremos e faremos um grande esforço para cumprir os seus preceitos?
B.  Há muitos cristãos que fazem pouco caso do que a Palavra de Deus diz sobre os relacionamentos conjugais:
1)    Parece que muitos de nós absorvemos as ideias modernas sobre os relacionamentos entre homem e mulher:
1.    Todos os dias a mídia noticia na maior naturalidade o fim do “casamento” entre pessoas famosas.
2.    Casamento não é de fato casamento – Casamento é a decisão de morar juntos, enquanto os dois quiserem.
3.    O sexo passou a ser uma prática mais que normal entre pessoas que se sentem atraídas.
4.    Os conselheiros mais requisitados são pessoas sem nenhum conhecimento da Palavra e sem nenhum temor a Deus.
5.    O governo brasileiro resolveu mudar a lei do divórcio para facilitar a dissolução do casamento – Ouçam isso – Do site G1 – Notícia do dia 14/07/10.
O Governo Federal publicou nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial, a mudança na lei do divórcio. A emenda constituicional dá nova redação ao parágrafo 6º do artigo 226 da Constituição Federal, que dispõe sobre a dissolubilidade do casamento civil pelo divórcio, acabando com  o requisito de prévia separação judicial por mais de 1 (um) ano ou de comprovada separação de fato por mais de 2 (dois) anos. As regras entraram em vigor nesta quarta-feira (14) e só valem para casais sem filhos menores de idade.
Pela lei anterior, um casal precisava requerer a separação judicial e esperar um ano para obter o divórcio ou comprovar que estava separado de fato por pelo menos dois anos. A emenda elimina esse tempo de espera.
O fim de um casamento também não deverá ter culpados para a Justiça. Os processos não determinarão mais a vítima e o culpado pelo rompimento.
Nos casos mais simples, vai ser possível até entrar no cartório casado e sair separado no mesmo dia, desde que haja consenso e o casal não tenha filhos. É a facilidade de fazer tudo em uma etapa só. Por outro lado, assuntos delicados, como a divisão de bens, vão ter que ser decididos na hora. O custo fica menor porque, no lugar de dois processos, vai ser preciso entrar com apenas um.
2)    Aqui cabe perguntar:
1.    De qual lado nós ficaremos?
2.    Seguiremos o que diz a Bíblia Sagrada ou nos deixaremos seduzir pela lei e os costumes dos homens?
C. Vocês já observaram que pessoas que têm ideias “modernas” sobre esse assunto são um fracasso total no seu próprio casamento ou nos relacionamentos a dois?
1)    Deixe-me citar aqui o exemplo de uma pessoa que todo brasileiro conhece: Xuxa Menegel.
2)    Diversas vezes “rainha dos baixinhos”, que gosta de se referir a Deus, “como o cara lá de cima”, já declarou que é uma pessoa infeliz.
3)    Aliás, todos os que os que zombam do que a Palavra de Deus fala do casamento, são extremamente infelizes – Ou alguém aqui conhece alguém que é feliz?
Trans: Hoje eu quero começar mostrando por que nós devemos seguir a orientação divina sobre o casamento...
I. Em Primeiro Lugar - Porque Deus Sabe Como Ninguém O Que É Melhor Para Nós – Gênesis 2:18a. - Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só.
A.  Quem mais do que Deus para saber o que é melhor para o homem e para a mulher?
1)    Ele criou tanto o homem como a mulher - Gênesis 1:27 - Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
2)    Ao criar o homem, Deus o fez um ser social, isto é, com necessidades de viver em sociedade – Ninguém consegue viver e ser feliz sozinho - Por isso, O lemos - Gênesis 2:18a. - Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só.
3)    Ele nos conhece intimamente e sabe quais são as nossas necessidades - Mateus 6:8 - Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
B.   Nós pensamos que sabemos escolher o que é o melhor, mas de fato não sabemos - Romanos 1:22 - Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos.
C.   Mas os fatos revelam que Deus tem razão:
1)  Pessoas casadas vivem até 15% a mais que as solteiras, revela estudo.
2)  NO casamento faz bem para a saúde física e mental de homens e mulheres, mostra um estudo publicado na edição de fevereiro da publicação "British Medical Journal".
3)    Na pesquisa mais significativa, os pesquisadores John e David Gallacher, da Escola de Medicina da Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha, descobriram que pessoas casadas vivem mais e têm uma saúde melhor do que os solteiros ou divorciados.
4)    O estudo avaliou a saúde de mais de um milhão de pessoas em sete países europeus. Os casados, segundo os pesquisadores, vivem cerca de 10% a 15% a mais do que aquelas que vivem sozinhas.
II. Em Segundo Lugar - Porque O Casamento Foi Criado Por Deus, E, Ninguém Conhece Tal Instituição Tão Bem Como Ele – Gênesis 2:24  - Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
A.  Quem conhece melhor a invenção do que o Próprio Inventor?
B.  Vejo pessoas, as menos indicadas darem suas opiniões sobre o casamento:
1.    Hebe Camargo,
2.    Xuxa Menegel.
3.    Fausto Silva.
4.  Luciana Gimenes.
5.  E outros.
C. O que essas pessoas têm em comum?
1)    Falam como experts do assunto.
2)    Têm baixo nível cultural.
3)    Nenhum conhecimento espiritual.
4)    E vivem trocando de parceiro, como quem troca de camisa.
D. Quem você preferirá ouvir?
1)    O autor da criação?
2)    Ou tais pessoas?
E.  Sobre o profundo conhecimento de Deus, o profeta Isaías indaga – Is. 40: 13-14 -Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?
F.  É importante observar que Jesus Cristo ratificou tudo o que Deus dissera sobre o casamento – Mc. 10: 7-8 - Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se-á a sua mulher, e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.
III. Em Terceiro Lugar - Porque As Pessoas Que Ignoraram Os Ensinamentos Divinos Sobre O Casamento São Muito Infelizes:
A.  Isso é verdade, em todos as pessoas que desprezaram os ensinamentos da palavra de Deus:
1)    Personagens da Bíblia – Os que desprezaram o que as Escrituras ensinam tiveram vários problemas dentro do lar:
1.    Abraão.
2.    Jacó.
3.    Sansão
4.    Elcana.
5.    Davi.
6.    Salomão, etc.
2)    Personagens da vida moderna – Aqui em Frutuoso e em qualquer outra parte do mundo:
1.    Quantos casais que você conhece desses que se consideram modernos, que são felizes no casamento?
a)    Entre os artistas, Tarcisio Meira e Glória Menezes são exceção.
b)    Recentemente Edson Celulari e Cláudia Raia se separaram.
2.    Agora ouçam isso - Notícia do Jornal A FOLHA - O número de divórcios no país, em 2008, acompanhou a tendência dos últimos anos e foi recorde, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dentro das "Estatísticas do Registro Civil 2008". Foi registrada a concessão de 188 mil divórcios no ano passado, recorde na série verificada desde 1984.
3.  Notícia do JORNAL BRASIL - Número de divórcios mais do que dobram em São Paulo em 2010 -
02/02/2011  - Os cartórios de notas do estado de São Paulo realizaram, no ano passado, 9.317 divórcios, um aumento de 109% sobre 2009, quando ocorreram 4.459 separações. O levantamento foi feito pelo Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP), entidade que representa o setor no estado.
B.  Não tem o que discutir – Quem despreza a lei de Deus não pode ser bem sucedido:
1)  Provérbios 1:7 - O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
2)  Provérbios 1:29-33 - Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão. Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal.
3)  Provérbios 4: 20-22 - Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.
IV. Em Quarto Lugar - Porque A Bíblia Sagrada É Infalível, Ela Tem A Palavra Certa Para Todos Os Assuntos:
A.  Não existe em nenhuma biblioteca do mundo, manual de casamento melhor do A Bíblia Sagrada.
B.  Sabem por quê?
1)  Ela foi escrita pelo criador do homem, do casamento e da família - Jeremias 1:12 - Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.
2)    O seu autor, Deus, é quem melhor entende a alma humana.
3)  Ela é infalível e perfeitaSalmos 19:7 - A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
4)  Ela não muda e não precisa se adequar à realidade moderna - Lucas 21:33  - Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
5)  Em guardar a palavra do Senhor está o segredo da vida humana, do casamento e da família:
1.    Deuteronômio 4:40 - Guarda, pois, os seus estatutos e os seus mandamentos que te ordeno hoje, para que te vá bem a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá para todo o sempre.
2.    Deuteronômio 11:26-28 - Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
C. Está tudo na Bíblia – É ler e praticar.
V. Em Quinto Lugar - Porque Tudo O Que Deus Nos Manda Fazer É Para O Nosso Próprio Bem, Afinal De Contas Ele Nos Ama De Verdade:
A.  Que critérios você utiliza, quando necessita de um conselheiro?
B.  Eu quero sugerir pelo menos cinco qualidades que todo conselheiro deve possuir:
1)    Ser sábio.
2)    Ser bem sucedido.
3)    Ser um exemplo.
4)    Ser amoroso e generoso.
5)    Ser sincero.
C. Nós podemos ouvir sempre o que Deus nos diz, porque nesses quatro quesitos, Ele é insuperável:
1)  A sua sabedoria não tem limitesRomanos 11:33 - Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
2)    Ele é bem sucedido em tudo o que faz - Os seus projetos nunca podem ser frustradosJó 42: 1-2 - Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
3)  Ele encarnou na pessoa de Jesus, e Jesus foi um exemplo perfeito, de palavras e de comportamento:
1.    As pessoas que ouviam as suas palavras exclamavam extasiadas – João 7:46 - Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem.
2.    E Simão Pedro, que o conheceu intimamente - 1 Pedro 2:22 - O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca.
4)  Deus nos ama, Ele é a própria essência do amor, e quer sempre o nosso bem:
1.    1 João 4:8  - Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
2.    Jeremias 31:3 - De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.
3.    Jeremias 29:11  - Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
4.    Ezequiel 33:11  - Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?
5)    Deus é muito sincero, Ele jamais dirá o que nós queremos ouvir – Ele sempre diz o que nós precisamos ouvir:
1.  Isaías 5:20 - Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!
2.  Apoc. 10: 8-11 - A voz que ouvi, vinda do céu, estava de novo falando comigo e dizendo: Vai e toma o livro que se acha aberto na mão do anjo em pé sobre o mar e sobre a terra. Fui, pois, ao anjo, dizendo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o; certamente, ele será amargo ao teu estômago, mas, na tua boca, doce como mel. Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo. Então, me disseram: É necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis.
Conclusão: Ouçam as palavras de um homem que sobrepujou em matéria de conselho e de sabedoria: Salomão - Provérbios 15:22 - Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.
Pr. Hiramar Paiva.

2 comentários:

  1. AMÉM IRMÃO !PELA PALAVRA AOS SÁBADOS E O DESTAQUE EM SUE BLOG MUITO TEM FORTALECIDO,PELO MENOS A MIM (CLÁUDIA EM LUCRÉCIA) SABES QUE DESOBEDECI AO SENHOR E TUDO QUE FAZEMOS SEM O PERMISSÃO DE DEUS É FRACASSO E VERGONA , SOMOS EXPOSTOS TB ..AMÉM PELO CASAMENTO ACREDITO QUE DEUS O INSTITUI E SEMPRE VAI SER COMO DEUS DETERMINOU INDEPENDENTE DAS INVESTIDAS DE saatanás EM USAR VÁRIAS MANEIRAS DE TENTAR IR CONTRA A DETERMINAÇAO DO SENHOR QUE É A FAMÍLIA COMO INSTITUIÇAO DIVINA..CONFESSO QUE MUITO TEM AJUDADO TODOS OS ESTUDOS E PALAVRAS QUE TENS FALADO, SEJA NOS CULTOS SEJA NO SEU BLOG.. EU CONFESSO QUE MUITO TEM EM AJUDADO A SER CAUTELOZA E EN MINHAS ORAÇÕES PEÇO POR TODOS OS CRITÃOS PARA DEUS NOS FORTALECEREM PALAVRA, COMO TAMBÉM QUE DEUS SEJA O ÚNICO ALVO EM NOSSAS VIDAS COMO TEM SIDO MINHA ORAÇÃO CONSTANTE "FAÇA SENHOR A SUA VONTADE EM MINHA VIDA E ANIQUILA TODAS A MINHAS VOTADES E PREFERÊNCIAS "PORQUE QUANDO TEMOS UM CORAÇAO PURO E DISPOSTO A PRATICAR O QUE DEUS DETERMINA , DEUS SE É FIEL E SE AGRADA DE SEUS SSERVOS E O EVANGELHO CHEGA A PESSOAS QUE MUITO PRECISAM OUVIR SENDO FIEL PODEMOS SER TESTEMUNHOS E CONQUISTAR PESSOAS PARA O SENHOR. PORQUE A LUTA HÁ ,MAS CRISTO JÁ VENCEU,APESAR DE SATANÁS TENTAR DE TODAS A MANEIRAS INTERVIR EM CERTAS ASPECTOS NAS VIDAS DAS PESSOAS MAS NÓS TEMOS A PALAVRA PARA IR CONTRA TODAS AS INVESTIDAS DO opositor, está oa derredor.. PORQUE CREIO FIELMENTE NA PALAVRA DE DEUS E JESUS COMO A TUDO VENCEU E EXTRAORDINARIANENTE PODE NOS SOCORRER A QUALQUER MOMENTO DESDE QUE DEVEMOS NOS ACHEGAR CONFIADAMENTE A ELE E APEGAR A SUA MARAVILHOSA PALAVRA E PRATICA-LÁ COMO ESTÁ DETERMINADO.

    ResponderExcluir
  2. (corrigido)..AMÉM IRMÃO SE TIVER COMO DELETAR ESSE PRIMEIRO COMENTÁRIO EU AGRADEÇO PELOS VÁRIOS ERROS !
    MINHA OBSERVAÇÃO É PELA PALAVRA AOS SÁBADOS E O DESTAQUE EM SEU BLOG MUITO TEM FORTALECIDO,PELO MENOS A MIM (CLÁUDIA EM LUCRÉCIA) SABES QUE DESOBEDECI AO SENHOR E TUDO QUE FAZEMOS SEM O PERMISSÃO DE DEUS RESULTA EM FRACASSO E VERGONA , SOMOS EXPOSTOS TB ..AMÉM PELO CASAMENTO ACREDITO QUE DEUS O INSTITUIU E SEMPRE VAI SER COMO DEUS DETERMINOU APESAR DAS VÁRIAS MANEIRAS IMPOSTAS EM NOSSA SOCIEDADE QUE POR SUTILMENTE (É SATANÁS) TENTANDO IR CONTRA A DETERMINAÇAO DO SENHOR QUE TEM A FAMÍLIA COMO INSTITUIÇAO DIVINA..CONFESSO QUE MUITO TEM AJUDADO TODOS OS ESTUDOS E PALAVRAS QUE TENS FALADO, SEJA NOS CULTOS SEJA NO SEU BLOG.. EU CONFESSO QUE MUITO TEM EM AJUDADO A SER CAUTELOZA E EN MINHAS ORAÇÕES PEÇO POR TODOS OS CRITÃOS PARA QUE DEUS OS FORTALEÇA NA PALAVRA, COMO TAMBÉM ORO MUITO PARA QUE DEUS SEJA O ÚNICO ALVO EM NOSSAS VIDAS ASSIM COMO PREGAS, TEM SIDO MINHA ORAÇÃO CONSTANTE "FAÇA SENHOR A SUA VONTADE EM MINHA VIDA E ANIQUILA TODAS A MINHAS VOTADES E PREFERÊNCIAS" PORQUE QUANDO TEMOS UM CORAÇAO PURO E DISPOSTO A PRATICAR O QUE DEUS DETERMINA , DEUS É FIEL E SE AGRADA DE SEUS SERVOS ASSIM O EVANGELHO CHEGA A PESSOAS QUE MUITO PRECISAM OUVIR, OU ATÉ MESMO PELO NOSSO TESTEMUNHO ATRAÍMOS PESSOAS A CRISTO , ASSIM SENDO FIEL PODEMOS SER TESTEMUNHAS DO SENHOR E CONQUISTAR PESSOAS PARA O SENHOR. PORQUE A LUTA HÁ ,MAS CRISTO JÁ VENCEU, HOJE TEMOS A PALAVRA PARA IR CONTRA TUDO QUE NÃO ESTÁ NOS PLANOS DE DEUS,. PORQUE CREIO FIELMENTE NA PALAVRA DE DEUS E EM JESUS COMO ÚNICO SALVADOR QUE A TUDO VENCEU E EXTRAORDINARIANENTE PODE NOS SOCORRER A QUALQUER MOMENTO DESDE QUE NOS ACHEGAMOS CONFIADAMENTE A ELE E APEGAR A SUA MARAVILHOSA PALAVRA E PRINCIPALMENTE PRATICA-LÁ COMO ESTÁ DETERMINADO.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS