quinta-feira, 23 de junho de 2011

Nove Lições Preciosas Sobre A Oração

Nove Lições Preciosas Sobre A Oração
1)   Devemos Cultivar O Hábito Da Oração – A Oração é um dos elementos mais importantes da vida espiritual:
1.     1 Ts 5:17 - Orai sem cessar.
2.     Colossenses 4:2 - Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.
3.     Efésios 6:18 - Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.
2)   Devemos Orar Com Humildade – Pedindo e não exigindo - Lembremo-nos disse: Deus não é garçom; e o único argumento que podemos usar a nosso favor é a generosidade de Deus.
1.     Mat 7:7 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
2.     Lucas 18:13  - O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
3.     Salmos 51:1 - Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
3)   Devemos Orar Em Nome De Jesus –  Jesus é a única via de acesso que temos com Deus.
1.     João 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
2.     João 14:14 - Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
3.     1 Timóteo 2:5  - Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
4)   Devemos Orar Com Fé – Oração sem fé é pura perda de tempo.
1.     Mateus 21:22  - E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.
2.     Tiago 1: 5-8 - Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
5)   Devemos Orar Segundo A Vontade De Deus – Deus é soberano e sempre Sabe o que é melhor para nós.
1.     Mateus 6: 9-10 - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
2.     Tiago 4:2-3 - Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
3.     1 João 5:14 - E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
6)   Devemos Orar, Não Apenas Para Pedir, Mas Também Agradecer E Para Está Em Comunhão Com Deus:
1.     Colossenses 3:16  - Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
2.     Salmos 63: 1-3 - Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.
7)   Devemos Orar Não Apenas Por Questões Materiais, Mas Principalmente, Por  Nossa Vida Espiritual:
1.     Mateus 6: 13 - E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!
2.     Mateus 26:41  - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
8)   Devemos Orar Por Todos As Pessoas E Não Somente Pelos Nossos Interesses Pessoais - É A Chamada Oração De Interseção:
1.     Tiago 5:16 - Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
2.     Lucas 6:28 - Bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam.
3.     1 Timóteo 2: 1-4 - Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
9)   Devemos Orar Com Simplicidade – Deus Não Se Impressiona Com Discursos Vazios E Sim, Com A Atitude Do Coração:
1.     Mateus 6:5-7 - E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
2.     Lucas 20: 45-47 - Ouvindo-o todo o povo, recomendou Jesus a seus discípulos: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e muito apreciam as saudações nas praças, as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes; os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo.
Pr. Hiramar Paiva.



Um comentário:

  1. Orar é, realmente, um privilégio do qual não devemos jamais abrir mão. Essa prática nos faz ligados ao Senhor em intimidade abençoadora e enriquecedora de Sua presença em nossa vida e caráter.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS