quarta-feira, 8 de junho de 2011

Em Jesus Você Pode Descansar – Ele é o Grande Advogado da Humanidade


Em Jesus Você Pode Descansar – Ele é o Grande Advogado da Humanidade
Imagine um grande e terrível julgamento! O maior e mais importante de todos! O que reúne a maior quantidade de pessoas. Aquele que interessa a todos nós, porque dele todos nós faremos parte. Os personagens deste julgamento também impressionam: Deus é o Santo e Justo Juiz; nós, homens e mulheres somos os réus; o Diabo é o implacável acusador e Jesus Cristo é o nosso advogado. Todos nós estamos diante de Deus, aquele que conhece todos os mistérios e todas as intenções dos nossos corações, e sabe quão enganosos e corruptos eles são. Nada escapa à percepção do grande juiz, pois a sua visão penetra até ao mais profundo dos pensamentos. Nenhum ato por nós praticado lhe é estranho. Nenhuma palavra por nós pronunciada deixa de ser ouvida. Nenhum pensamento nosso, por mais secreto que seja, é-lhe desconhecido. Deus é o justo juiz. Ele vê tudo, sabe todas as coisas e julga retamente, sem jamais inocentar o culpado, ou privilegiar alguém. Acerca do supremo juiz, Davi escreveu: “Senhor, tu me sondas, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. (Sal. 139:1-3). Já o profeta Naum, disse que este Juiz “Jamais inocenta o culpado” (Naum 1:3). E o rei Davi conclui: “Ele mesmo julga o mundo com justiça; julga os povos com eqüidade. (Sal. 9:8)
Do outro lado está o Diabo, o seu nome significa acusador e já mostra qual o seu encargo neste julgamento. Ele é o terrível acusador das nossas almas. O grande inimigo da humanidade. O Diabo aponta para o homem e lhe faz as mais terríveis acusações. Para ele, que é o pai da mentira e o senhor do mal, não importa se suas acusações são verdadeiras ou mentirosas. Ele não se prende à ética e nem ao que é reto. Muito pelo contrário, ele blasfema até do Justo e Onipotente Juiz. Na qualidade de acusador, o Diabo desempenha a sua função com empenho e maestria. As escrituras nos dizem que “de dia e de noite, ele nos acusa diante do Pai”. (Apoc. 12:10)  Não há como negar que o Diabo tem muitas provas que podem ser usadas contra nós. Não por acaso estamos na posição de réus. Temos cometidos grandes e graves crimes. Temos continuadamente transgredido a lei de Deus. Nossos crimes são muitos e variados. Temos transgredido por palavras, por atos e por pensamentos. Temos praticado o que a lei de Deus proíbe, e não temos nos submetido às determinações da sua Palavra.  Por isso, muitas acusações pesam sobre nós. As provas documentais são lidas: Jeremias 17:9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Salmos 37:9 - O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes. Romanos 3:10-18, 23 - Como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; a sua boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Nos seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
Lidas as acusações, o julgamento encaminha-se para o seu final. O homem encontra-se cabisbaixo e desesperado. O veredicto será anunciado e não poderá ser outro, senão culpado. A pena já está determinada: Condenação eterna ao inferno. O Diabo zomba do homem. O terrível acusador se sente plenamente realizado.
Contudo, neste ponto, alguém intervém. O seu semblante é sereno e tranqüilo, mas Ele fala com convicção e segurança. Ele tem as mãos e os pés marcados. A sua fronte denuncia que já usou uma coroa, porém de espinhos. O seu nome: JESUS CRISTO. Ele apresenta as suas credenciais de um grande e competente advogado: Hebreus 7:25 - Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. 1. João 2:1 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. O grande advogado não nega as acusações constantes nos autos. Muito pelo contrário, Ele reconhece ser o homem réu de morte.  Todavia os seus argumentos são irrefutáveis: De fato o homem cometeu muitos crimes. E por isso merece sofrer a pena de condenação eterna, todavia eu já paguei por todos os crimes que ele cometeu e já me ofereci para morrer na cruz do calvário. Eu já paguei por seus terríveis crimes. As minhas mãos e os meus pés foram chagados e o meu sangue foi derramado para resgatar o homem da terrível condenação do inferno. Tudo está devidamente registrado pelo profeta Isaías – Is. 53:4-6 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
Baseado então nas provas, o Juiz divino, olha para o homem, através de Jesus Cristo, e vê que todos os seus pecados foram realmente perdoados e anuncia o  veredicto final: Justificado, Perdoado, Redimido, Salvo!
EM JESUS VOCÊ PODE DESCANSAR!                                                           
Pr. Hiramar Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS