segunda-feira, 2 de maio de 2011

Significados Bíblicos da Palavra Alma


Significados Bíblicos da Palavra Alma
Introdução:
A.  O ser humano ocupa um lugar central na escatologia bíblica.
B.  Portanto, é muito importante termos um entendimento sobre a pessoa do homem.
C. Um dos aspectos da pessoa humana que devem ser entendidos é acerca da alma.
D. As duas palavras usadas na bíblia sagrada para significar alma são:
1)    No V. T. – nephesh.
2)    No N. T. – psychê.
E.  Nesse ponto, é importante compreender que, no contexto bíblico, a palavra alma tem vários significados.
Trans: É desse assunto que nos ocuparemos hoje: os vários significados bíblicos da palavra alma...
I. Primeiro Significado – Possuidora da vida, sopro de vida ou fôlego de vida - Gênesis 2:7 - Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
A.  Esse significado da palavra alma, tanto é aplicado aos homens, como aos animais:
1)    Gênesis 1:20 - Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
2)  Gênesis 1:30 - E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.
B.  Nesse caso, a alma significando o fôlego de vida, os animais também a tem, pois possuem fôlego ou sopro de vida.
C. Foi nesse sentido que Salomão fez a sua análise em Eclesiastes - Eclesiastes 3: 18-21 -  Disse ainda comigo: é por causa dos filhos dos homens, para que Deus os prove, e eles vejam que são em si mesmos como os animais. Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão. Quem sabe se o fôlego de vida dos filhos dos homens se dirige para cima e o dos animais para baixo, para a terra?
D. É claro que não se pode comparar os demais ao homem, pois este foi criado à imagem e semelhança de Deus - Gênesis 1:27  - Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

 II. Segundo Significado – Sangue ou aquilo que é essencial à vida física:
A.  Exemplos do seu uso:
1)  Gênesis 9:4 - Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
2)  Levítico 17:10-14 - Qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que comer algum sangue, contra ele me voltarei e o eliminarei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida. Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: nenhuma alma de entre vós comerá sangue, nem o estrangeiro que peregrina entre vós o comerá. Qualquer homem dos filhos de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que caçar animal ou ave que se come derramará o seu sangue e o cobrirá com pó. Portanto, a vida de toda carne é o seu sangue; por isso, tenho dito aos filhos de Israel: não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será eliminado.
B.  É claro que nesse sentido, a alma como sangue, aplica-se também aos animais.
III. Terceiro Significado – O estado psíquico do indivíduo:
A.  Nesse caso, refere-se a vários estados de consciência:
1)  A sede do apetite físico:
1.  Números 21:5 - E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil.
2.  Deuteronômio 12:15  - Porém, consoante todo desejo da tua alma, poderás matar e comer carne nas tuas cidades, segundo a bênção do SENHOR, teu Deus; o imundo e o limpo dela comerão, assim como se come da carne do corço e do veado.
2)  A origem das emoções:
1.  Jó 30:25 - Acaso, não chorei sobre aquele que atravessava dias difíceis ou não se angustiou a minha alma pelo necessitado?
2.  Salmos 86:4 -  Alegra a alma do teu servo, porque a ti, Senhor, elevo a minha alma.
3)    A vontade e a ação moral:
1.  Gênesis 49:6 - No seu conselho, não entre minha alma; com o seu agrupamento, minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua vontade perversa jarretaram touros.
2.    Deuteronômio 4:29  - De lá, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.
B.  Claro que, nesse caso, o sentido de alma se aplica apenas aos seres humanos.
IV. Quarto Significado – A alma significando o próprio indivíduo ou pessoa:
A.  Gênesis 12:5 - E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã.
B.  Gênesis 46:27  - E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, [eram] duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, [foram] setenta.
C. Levítico 18:29  - Porém qualquer que fizer alguma dessas abominações, as almas que [as] fizerem serão extirpadas do seu povo.
D. Ezequiel 18:4  - Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.
V. Quinto Significado – A existência ou vida física e humana:
A.  Romanos 11:3  - Senhor, mataram os teus profetas e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?
B.  1 Coríntios 15:45  - Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.
C. 1 Ts 2:8  - Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda a nossa própria alma; porquanto nos éreis [muito] queridos.
VI. Sexto Significado – Desejo, intenção:
A.  Filipenses 1:27 - Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica.
B. Atos 4:32 - Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.
VII. Sétimo Significado – A existência após a morte, a parte imaterial e eterna do homem:
A.  Mateus 10:28  - E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
B.  Mateus 16:26  - Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
C. Lucas 12:20  - Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?
D. Apocalipse 6:9 - Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.
E.  É nesse sentido que a bíblia diz - Hebreus 9:27 - E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.
Pr. Hiramar Paiva.

Um comentário:

  1. É A ALMA NÃO TEM COMO VIVER SEM CORPO EM MESMO GÊNESIS VEMOS QUE DEUS UNIU O PÓ E FOLEGO QUE FORMA O CORPO GÊNESIS 21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
    GÊNESIS 22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão, percebemos aqui que DEUS nem preciso sopra o folego de vida porque do no homem já estava a essência, olho se nos pensar assim o corpo se para da alma deus teria que assim fazer sua alma e guarda-las em algum lugar, e também que estuda um pouco de biologia note que a alma já esta no ser do momento fecundação

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS