sexta-feira, 13 de maio de 2011

Preceitos Bíblicos Para Famílias Abençoadas

Preceitos Bíblicos Para Famílias Abençoadas
Efésios 5:22-6:4
Introdução:
A.  A família ocupa um lugar especial no coração de Deus e na Bíblia Sagrada.
B.  Existem muitas provas dessa afirmação:
1)    Deus reconheceu que o homem não seria feliz se não tivesse uma família.
2)    A primeira instituição criada por Deus foi a família.
3)    A Bíblia Sagrada tem muitos textos que têm como objetivo a defesa da família.
4)    A Bíblia Sagrada tem muitos textos de instrução para a família.
5)    Deus tem a intenção de abençoar as famílias.
6)    Deus tem a intenção de salvar as famílias.
C. Um desses textos bíblicos de defesa e instrução à família se encontra aqui no livro de Efésios 5:22-6:4.
D. Esse texto é ao mesmo tempo forte, completo, atual e maravilhoso:
1)    Forte - Porque possui ensinamentos que chocam muitas pessoas, principalmente, as que se dizem modernas e cultas.
2)    Completo - Porque contém instruções para os maridos e pais, esposas e mães e também para os filhos.
3)    Atual - Porque qualquer família, mesmo do século XXI terá de segui-los para ser bem sucedida.
E.   Por tudo isso, esse é um texto maravilhoso.
Trans: Hoje à noite no nosso culto dedicado à família meditaremos nesse texto, a minha intenção é apresentar alguns preceitos indispensáveis para termos famílias abençoadas.
Trans: Vou seguir a ordem natural do texto e começar falando sobre preceitos que as mulheres devem seguir:
I. Preceitos Bíblicos Que As Esposas Devem Seguir – Vs. 22-24:
A.  As mulheres devem ser submissas aos seus maridos – V. 22 - As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.
1)    Provavelmente as mulheres não gostaram muito de ouvir essas palavras.
2)    Bem, tenho duas notícias para vocês:
1.    Uma muito ruim.
2.    E outra muito boa.
3)    A notícia muito ruim é: Este mesmo preceito da submissão da mulher em relação ao marido é repetido noutras partes da Bíblia Sagrada – Vejamos:
·        Colossenses 3:18 - Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.
·        1 Pedro 3:1-2 - Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor
1.    Portanto, não podemos alegar que Paulo se equivocou aqui no livro de Efésios.
2.    Alguém dirá então que Paulo e Pedro, o cristianismo, e portanto Deus, são todos machistas – Será?
A)   Sobre isso eu quero dizer que nenhuma religião dá às mulheres um lugar tão especial como o cristianismo:
a)    Vejamos Alguns exemplos de como as mulheres são tratadas noutras esferas:
a.  Algumas culturas indígenas:
                                                                                     i.        A mulher trabalha sozinha como uma verdadeira escrava para sustentar toda a família.
                                                                                   ii.        Há casos de costumes tribais no quais, ao morrer o marido, a esposa é sepultada viva, junta como ele.
b.  No islamismo, hoje a religião que mais cresce no mundo:
                                                                                                                                     i.            A mulher é totalmente desprovida dos seus direitos e da sua dignidade.
                                                                                                                                   ii.            São obrigadas a usar a burca, vivendo assim escondidas, em completo ostracismo.
                                                                                                                                 iii.            Os homens podem ter quatro esposas, isto é, a esposa islâmica tem que dividir o marido com mais três mulheres.
c.   Os fariseus do tempo de Jesus - Diziam que era melhor queimar a Torá do que entregá-la a uma mulher.
d.  A sociedade moderna - Aceita numa boa a infidelidade masculina, mas não a feminina.
4)    Já a Bíblia Sagrada e o cristianismo dão à mulher um lugar especial de honra:
1.  Ambos são iguais, pois ambos foram criados à imagem e semelhança de Deus – Gênesis 1:27  - Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
2.  Ambos devem obedecer ao princípio da monogamia – Um homem para uma mulher, uma mulher para um homem – Gênesis 2:24 - Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
3.  Em casos de adultério, segundo a lei, ambos eram igualmente punidos com o apedrejamento - Levítico 20:10 - Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera.
4.  O marido é obrigado a respeitar, tratar a mulher com dignidade e amá-la como a si mesmo - Efésios 5:28 - Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.
5.  Jesus pediu de beber a uma pobre falada mulher samaritana, que em êxtase perguntou - João 4:9  - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?
B.  Portanto é necessário entender o preceito da submissão da esposa ao marido:
1)  É um preceito divino e não humano – E Deus não faz nada mau - Romanos 12:2b. - Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
2)  É uma obrigação feminina e não uma opção de mulheres fracas, como algumas dizem - V. 22 - As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.
3)  É uma obrigação que a esposa deve ter para com o marido, mesmo que ele seja descrente -  1 Pedro 3:1 - Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa.
4)  Não é uma obediência cega, mas uma atitude de seguir a liderança do marido, como o cabeça do lar - 5:23 - Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
5)  Submissão não significa escravidão – O modelo é a relação de Cristo com a Igreja - 5:24 - Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
C. As esposas também têm o dever de honrar e respeitar os maridos  - 5:33b. - E a esposa respeite ao marido.
II. Preceitos Bíblicos Que Os Maridos Devem Seguir – Vs. 25-33:
A.  Amar as esposas de maneira sincera e devotada - 5:28 - Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.
1)    Notem a ênfase de Paulo:
1.  Tem que deve haver exclusividade – V. 28a.  - Assim devem os maridos amar a sua própria mulher...
2.    Tem que haver profundidade – V. 28b. - Como a seu próprio corpo.
3.  Tem que haver sinceridade – V. 28c. - Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.
2)  De fato, a base que dá sustentação ao casamento é o amor - 5:33a.  - Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo.
B.  Amar as esposas de maneira doadora, como Cristo amou a Igreja - 5:25 - Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.
1)    O amor sincero nos leva a buscar o bem estar da pessoa amada.
2)  Mesmo que isso exija que nos sacrifiquemos, como foi o caso de Deus Pai e do Filho Jesus Cristo - Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
C. Constituir para a esposa um verdadeiro lar e se esforçar para que haja união e harmonia - 5:31 - Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.
1)  O casamento exige o abandono do ninho paternalV. 31a. - Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher.
2)  Assim também, exige união e harmoniaV. 31a. - E se tornarão os dois uma só carne.
D. Criar os filhos com equilíbrio e no temor do Senhor - 6:4 - E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
1)  Os pais devem disciplinar sem maltratar, ser uma autoridade sem usar de autoritarismo6:4a. - E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos.
2)  Devem educar os filhos na admoestação das Escrituras Sagradas - 6:4b.  - Mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
1.  Provérbios 29:15 - A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.
2.  Provérbios 22:6 - Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
III. Preceitos Bíblicos Que Os Filhos Devem Seguir – 6:1-3:
A.  Obedecer a Deus e aos pais – Efésios 6:1 – Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.
B.  Honrar o pai e à mãe – Isto envolve uma obediência tanto na presença dos pais, como na ausência deles - Efésios 6:2 – Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa).
C. Preservar a própria vidaEfésios 6:3 – Para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

Conclusão: Familias abençoadas são aquelas que temem e servem ao Senhor, seguindos os preceitos da Palavra de Deus e crendo em Jesus como Senhor e Salvador.
Pr. Hiramar Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS