segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Poder das Palavras de Jesus


O Poder das Palavras de Jesus
Marcos 1:21-28
Introdução:
A.   Hoje eu quero falar sobre o poder das palavras de Jesus.
B.   Para apresentar esse assunto, eu quero que nós analisemos o relato de um incidente acontecido na cidade de Cafarnaum, logo no início do seu ministério.
C.   Esse incidente está registrado aqui em Marcos 1:21-28.
D.   Nesse relato, percebemos que as palavras de Jesus exercem grande poder e autoridade, tanto diante dos homens, como dos demônios.
E.   Seja libertando homens da opressão ou expulsando demônios.
Trans: Começaremos examinando a situação histórica, na qual esse fato aconteceu...
I. A Situação Histórica Deste Episódio – V. 21 - Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga.
A.  Jesus estava no princípio do seu ministério – Apenas os primeiros fatos relacionados à sua vida pública haviam acontecido:
1)  O seu batismo.
2)  Os quarenta dias de tentação no deserto.
3)  O milagre da pesca maravilhosa.
4)  E a comissão dos primeiros discípulos.
Trans: Depois destes episódios, Jesus se dirigiu á cidade de Cafarnaum...
B.  É importante entender a importância da cidade de Cafarnaum no ministério de Jesus – V. 21a. - Depois, entraram em Cafarnaum...
1)  Situada às margens do mar da Galiléia.
2)  Durante algum tempo, Jesus Cristo morou nessa cidade, que se tornou, portanto, uma espécie de quartel general das suas atividades.
3)  Assim, Cafarnaum passou a ser conhecida como a cidade de Jesus, como diz em Mateus 9:1.
C. Durante a sua estadia em Cafarnaum, Jesus teve uma vida muito ativa – Ele costumava ir à Sinagoga nos dias de Sábado para ensinar as escrituras - V. 21b. – E, logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga.
1)    Este costume de Jesus nos ensina lições preciosas sobre a tarefa da evangelização, afinal de contas, as palavras de Jesus devem ser conhecidas por todas as pessoas:
1.    Ele jamais perdia tempo - V. 21a. - Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo.
§  Jesus tinha consciência que a missão evangelística é urgente.
§  Ele mesmo afirmou - João 4:35b.- Erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.
2.    Ele aproveitava as melhores situações – V. 21b.  – No sábado.
§  O dia de sábado era ideal, pois neste dia os judeus costumavam ir à sinagoga ouvir a leitura da lei de Deus.
3.    Ele não perdia o foco da sua missãoV. 21c. – Foi Ele ensinar.
§  O ministério terreno de Jesus durou cerca de três anos e meio – Esse tempo foi gasto basicamente, na pregação do Evangelho.
4.    Ele ia aonde as pessoas estavam – V. 21c. - Foi ele ensinar na sinagoga.
§  A sinagoga era o templo onde os judeus afluíam para ouvir a leitura da lei de Deus, principalmente nos dia de sábado.
2)    Nós também deveríamos usar dessa mesma perspicácia de Jesus e anunciar com zelo e sabedoria o Evangelho da graça de Deus.
II. Notamos Que Ao Ensinar, As Palavras De Jesus Causaram Efeito Imediato - V. 22 - E maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
A.  Qual o segredo de Jesus? Por que suas palavras eram tão impactantes?
1)  Em primeiro lugar, tinham conteúdo e doutrina - V. 22a. – E Maravilhavam-se da sua doutrina.
1.    Isso é bem diferente do que costumamos ouvir hoje – Discursos insossos, ocos e vazios.
2.  Àquele povo ficou maravilhado, apesar de ter um coração muito duro, como Jesus mesmo denunciou - Mateus 11: 23-24 - Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje. Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo.
3.  Mas Jesus sabia que se havia um poder capaz de mudar aquela povo, esse poder era a Palavra de Deus, o Evangelho - Romanos 1:16 - Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
2)  Em segundo lugar, Doutrina ensinada com autoridade   V. 22b. - Porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
1.    O segredo da autoridade de Jesus era:
a)    Falar segundo a vontade do PaiJoão 5:43a. - Eu vim em nome de meu Pai.
b)    Viver aquilo que pregava - 1 Pedro 2:22  - O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca.
2.    Em contrapartida, os escribas que são citados aqui, não tinham qualquer autoridade, por que:
a)    Falavam o que lhes convinha.
b)    Apenas fingiam que obedeciam a Deus - Mateus 23:25 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!
Trans: Num daqueles dias, nos quais Jesus estava na sinagoga pregando, algo iria  acontecer que colocaria a autoridade das suas palavras à prova...
III. As Palavras De Jesus São Colocadas À Prova – VS. 23-25:
A.  Havia ali entre os presentes na sinagoga, um homem possuído por um espírito demoníaco – V. 23 a.- E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo.
Ilus: Um exemplo de como podia ser a vida daquele homem - Mateus 8:28 - Tendo ele chegado à outra margem, à terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho.
B.  É incrível observar as palavras dirigidas pelo espírito a Jesus e o que elas revelam - Vs. 23b-24 - O qual exclamou, dizendo: Ah! Que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus.
1)  Revelam que os demônios conhecem a pessoa de JesusV. 24a. - Ah! Que temos contigo, Jesus Nazareno?
2)  Revelam que os demônios conhecem a autoridade de Jesus sobre eles - Que eles serão julgados e condenados por JesusV. 24b. - Vieste destruir-nos?
§  Embora digam para todo mundo que não haverá uma prestação de contas, eles mesmos sabem que prestarão contas a Deus.
3)  Revelam que os demônios conhecem a identidade de Jesus – Que Ele é o Filho unigênito de Deus - V. 24c. - Bem sei quem és: o Santo de Deus.
§  Embora queiram que nós acreditemos que Jesus não é Deus, eles testificaram que Jesus é “O SANTO DE DEUS”.
C. Jesus ordena que o espírito se cale e saia do homem – V. 25 - E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te e sai dele.
§  Jesus usou aqui, o mesmo poder empregado para vencer satanás no Deserto: A Palavra.
IV. Agora Vejamos O Resultado Do Poder Das Palavras De Jesus – VS. 26-28:
A.  Sobre o espírito imundo – Foi expulso do homem – V. 26 - Então, o espírito imundo, agitando-o e clamando com grande voz, saiu dele.
B.  Sobre o homem que estivera possuído – Foi liberto da opressão demoníaca – V. 26 - Então, o espírito imundo, agitando-o e clamando com grande voz, saiu dele.
C. Sobre os que estavam presentes na sinagoga – Reconheceram a autoridade de Jesus sobre os demônios – V. 27 - E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina [é] esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!
D. Sobre os habitantes da Galiléia – Todos ouviram falar dos grandes feitos de Jesus – V. 28 - E logo correu a sua fama por toda a província da Galiléia.
Conclusão:
A.  Onde estão hoje as palavras de Jesus? Nas páginas da Bíblia Sagradas, claro.
B.  Ainda hoje, elas permanecem poderosas e inabaláveis – Mateus 24:35 - Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
C. As palavras de Jesus ainda são suficientemente poderosas para libertar, curar e principalmente, para salvar.
D. Aos que ainda não são crentes, Jesus ordena arrependimento e fé – Marcos 1:15b.  - Arrependei-vos e crede no evangelho.
E.  E a todos nós, Ele ordena obediência a Deus.
Pr. Hiramar Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS