quarta-feira, 23 de março de 2011

Em Jesus você pode descansar - Ele é o Único Mediador entre Deus e os Homens.

Podemos definir a palavra mediador, assim: Aquele que se coloca entre duas partes para aproximá-las, uni-las e reconciliá-las. É certo afirmar que um mediador se assemelha à ponte que une e integra as duas margens distintas de um rio. Assim é a situação de todo homem, em seu estado natural, vivendo na prática do pecado: Longe de Deus, inimigo de Deus e, separado de Deus. A situação é a seguinte: Como se Deus estivesse na margem de um rio e nós estivêssemos na outra; e no meio, houvesse um grande e intransponível abismo, chamado pecado. Verdadeiramente, a palavra de Deus afirma que os nossos pecados nos separam de Deus, e fazem-nos seus inimigos. O profeta Isaías declara: Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniqüidade; os vossos lábios falam mentiras, e a vossa língua profere maldade. (Isaías 59:1-3). É terrível o poder que o pecado tem de nos separar de Deus, tão grande e tão assustador, que nem mesmo as nossas orações podem ser ouvidas por Ele. Isto acontece porque o Senhor é Santíssimo em todos seus caminhos, e não pode, sob hipótese alguma, conviver com as nossas iniquidades.
Sentindo a necessidade de quebrar essa barreira, preencher esse abismo e se aproximar do Criador, a humanidade tem buscados os seus próprios meios de reconciliação: A religião, a prática de boas obras, e principalmente, a intervenção de Maria. Evidentemente, todas essas tentativas são vãs, porque o único que tem o poder e a competência de aproximar o Criador da criatura é Jesus Cristo. É isso o que declara a palavra de Deus: Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. (1 Timóteo 2:5). O próprio Jesus Cristo se autodenominou o único caminho que leva o homem a Deus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6)
O apóstolo Paulo descreve muito bem a situação do homem afastado de Deus, e como, pela mediação de Jesus Cristo, é possível se  aproximar d’Ele: Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos, fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, (Efésios 2:12-19).
Notem a eficiência de Jesus Cristo; Ele não apenas nos aproxima de Deus, como nos reconcilia com Ele, fazendo-nos participantes da sua família e cidadãos dos céus; portanto, se você se encontra longe de Deus, busque-o por meio de Jesus. Para isso, o Filho de Deus morreu e ressuscitou, para ser o mediador entre Deus e os homens. EM JESUS VOCÊ PODE DESCANSAR.
Pr. Hiramar Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS