quinta-feira, 10 de março de 2011

Em Jesus você pode descansar - Ele foi tentado em todas as coisas, mas sem pecado

Esta surpreendente declaração é feita na Bíblia Sagrada, a palavra de Deus, acerca de Jesus Cristo, o filho de Deus. Nós a lemos, no livro de Hebreus 4:15 – “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”.
É verdade, Jesus foi tentado em todas as coisas. No deserto, por exemplo, logo depois de ter sido batizado por João Batista, Ele foi tentado pelo Diabo. A Bíblia diz que Jesus Cristo passou quarenta dias no deserto jejuando. Imaginem só, passar quarenta dias num deserto, um lugar totalmente inóspito, e jejuando; Jesus deveria está fisicamente, esgotado e certamente, com muita fome, pois Ele também era humano. Nessa situação, eis que surge, o Diabo, o tentador. Primeiramente ele surgere que Jesus Cristo aja pela carne, e transforme pedras em pães, para saciar a sua fome - Mateus 4:3 - Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.  Todavia, a resposta do Filho de Deus é - Mateus 4:4 - Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.  Logo em seguida, o inimigo tenta seduzi-lo pela ostentação – Mateus 4:5-6 - Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Contudo, o Filho de Deus retruca - Mateus 4:7 - Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.  Finalmente, o diabo sugere que Jesus Cristo se ajoelhe diante dele e o adore, cometendo assim o terrível pecado da idolatria, isso em troca da posse dos reinos e riquezas deste mundo – Mateus 4: 8-9 - Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Todavia, com a autoridade digna do Filho de Deus, Jesus ordena - Mateus 4:10 - Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.  
Há um detalhe muito importante, mas que muitos desconhecessem: Jesus Cristo não foi tentado apenas lá no deserto. A Bíblia Sagrada mostra claramente que Ele foi tentado em todas as coisas, assim como nós. No seu contato com os homens, foi constantemente interrogado, provocado e zombado; sem jamais revidar ou odiar. No momento mais difícil de sua vida estando, pregado na cruz, e diante de uma multidão que d’Ele blasfemava, rogou ao Pai: “Perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem”. Isso prova que Jesus não é como o homem, cheio de maldade, de orgulho e de egoísmo. Muito pelo contrário, Ele é um ser perfeito, Ele é Deus.
Apesar de todas as provocações e de todas as tentações, o apóstolo Pedro, que foi um dos seguidores mais íntimos, que teve portanto, a oportunidade de conviver com Ele e de conhecê-lo muito bem afirmou - “Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano”. (1. Pe. 2:22). Jesus nunca pecou, porque além de ser homem, é também Deus. Como homem, Ele foi tentado, mas Deus Ele triunfou. Como homem, Ele morreu na cruz do calvário, tomando sobre si todas os nossos pecados; e como Deus, foi perfeito em palavras, pensamentos e ações. Sendo assim, Ele é perfeitamente capacitado para nos livrar das garras do terrível Satanás e de todas as suas astutas ciladas. Agora está à direita do Pai, e tem todo o poder e autoridade para perdoar todos os nossos pecados e nos conceder vida eterna.  Em Jesus você pode descansar!
Pr. Hiramar Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS